Matéria / Cidades

Secretaria de Meio Ambiente realiza ciclo de palestras educativas em combate às queimadas irregulares

Além de envolver os agricultores, o projeto engloba também agentes de saúde, alunos de escolas particulares e alunos da Rede Municipal de Ensino

09/08/2023 | Redação
Momento informativo contemplou diversos trabalhadores rurais de Picos / (Fotos: Maria Ivonete)

 

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, está realizando ciclos de palestras educativas visando a prevenção e o combate às queimadas irregulares no município e seu entorno.

Nesta quarta-feira (09) a palestra foi realizada junto aos integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos.

 

De acordo com a educadora ambiental, Ruthy Costa, as palestras integram uma campanha que visa preservar o meio ambiente através da disseminação de informação junto à sociedade.

“A ideia é conversar com a população para mostrar os prejuízos ambientais, sociais, e econômicos que essa prática traz para nossa sociedade”, aponta a gestora.

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos, Francisco Tito, explica que a orientação técnica junto aos produtores rurais é essencial na sua lida diária no campo.

“Toda informação é necessária. Orientamos que os agricultores procurem o Corpo de Bombeiros, o meio ambiente e busquem a permissão legal para que se possa fazer determinada queimada”, acredita o sindicalista.

 

As ações em combate e a prevenção às queimadas no município picoense, perpetradas pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente, ocorrerão durante todo mês de agosto.

 

As palestras serão realizadas nas mais diferentes camadas da sociedade, com o propósito de difundir informações e promover multiplicadores destas na promoção de práticas saudáveis ao meio ambiente.

 

Nesse sentido, além de envolver os agricultores, o projeto engloba também agentes de saúde, alunos de escolas particulares e alunos da Rede Municipal de Ensino.

 

A produtora rural Maria Francisca, se diz uma multiplicadora de informações. A agricultora, que mora na localidade Chapada do Mocambo, acredita que a mensagem colhida e levada às localidades, contribui de forma efetiva no combate à prática ilegal de queimada.

“Eu acho que é muito positivo. Cada pessoa de cada região pode trazer mais pessoas para colher informações. Na minha região, somos cinco multiplicadores os quais levarão as informações para os demais, através de reuniões do nosso sindicato”, pontua.

 

Em sua palestra, o Sargento Araújo, do Corpo de Bombeiros de Picos, disse que a instituição busca alertar a sociedade em seu conjunto, acerca dos perigos oriundos da prática da queimada irregular, sobretudo em períodos críticos de estiagem. O militar reforça que a prevenção é fundamental.

“Vamos avisar a população sobre os perigos das queimadas. Queremos alertar que a queimada indiscriminada é crime. E primeiro, evitar para que isso não aconteça. A prevenção é melhor do que o combate”, argumenta.

Facebook