A Câmara Municipal de Bocaina realizou no último sábado (05), a primeira sessão ordinária do segundo semestre, onde foi presidida pelo vereador e presidente da casa, José Airton Cipriano (Zé Airton), e que contou com a participação da maioria dos parlamentares.
Como não tinha nenhuma pauta para a ordem do dia, o presidente concedeu a palavra aos vereadores para que os mesmos pudessem se pronunciarem. O primeiro a falar foi o vereador Antônio Filho – Tunico, que durante sua fala destacou a gestão do prefeito Dr. Erivelto Barros, pois segundo ele, o gestor tem feito um grande trabalho frente à prefeitura de Bocaina e isso tem causado inveja em algumas pessoas que fazem oposição.
Vereador Antônio Filho - Foto: AgoraED
Tunico também falou do furto da máquina motoniveladora que foi furtada do município na semana passada por criminosos, mas que graças a força da polícia militar o equipamento foi recuperado ainda no mesmo dia na cidade de, e devolvida ao município de Bocaina. “Vi muita gente usando as redes sociais com o intuito de denegrir a imagem da prefeitura, onde fizeram acusações falsas, mas que no final, deu tudo certo e a máquina já estar aqui em nossa cidade para o desespero dos frustrados”, falou o parlamentar.
O vereador Cleudo Nilton em seu discurso, lamentou as perdas de alguns conterrâneos que faleceram recentemente e que deixam saudades aos seus familiares, mas entende que a vontade do criador está acima do desejo dos homens, falou ele.
Vereador Cleudo Nilton - Foto: AgoraED
Cleudo Nilton também lamentou o furto da máquina motoniveladora pertencente a Prefeitura de Bocaina, pois considerou o episodio como algo ousado, já que o equipamento é grande e difícil transporte quando ela não vai rodando, e o pior de tudo foi o horário já amanhecendo o dia, o que mostra também a fragilidade da segurança em não ter percebido o ocorrido logo de imediato.
O vereador também cobrou do governo do estado um maior efetivo da Policia Militar na cidade, pois apenas os que tem hoje no GPM de Bocaina são insuficientes, então, espera que com essa nova demanda de novos policiais o município possa receber mais para fortalecer o grupamento, frisou o parlamentar.
O vereador José Francisco falou que nesse segundo semestre o seu objetivo é continuar lutando pelo desenvolvimento do município, trabalhar para desenvolver políticas para um meio ambiente sustentável com estimulo a economia local, focando também na educação, na cultura e na saúde pública, pois como parlamentar se compromete a levar para a Câmara todas as demandas da população com muita transparência, frisou.
Vereador José Francisco - Foto: AgoraED
José Francisco disse também que quer fazer um mandato com honestidade sempre pautado num bom diálogo com a população e os seus pares, procurando ser transparente dentro da realidade existente perante a sociedade bocainense, sempre procurando trabalhar de maneira construtiva para o bem dos munícipes, falou ele.
O parlamentar também lamentou o furto da máquina motoniveladora e disse que infelizmente esse acontecido faz parte de uma cultura, que só se fecha as portas depois de roubado, mas que ele coloca uma ideia para o gestor municipal, pois vizinho ao hospital existe um amplo espeço que dá para organizar e colocar todos os equipamentos do município, e ainda por cima, pode também colocar Câmaras de monitoramento para dar uma segurança a mais, comentou o vereador.
O vereador Vando Sampaio iniciou seu discurso falando sobre os requerimentos e ementa ao projeto de lei que foi apresentado no primeiro semestre, pois segundo ele, essa é uma forma de prestar contas de sua atividade parlamentar na Câmara Municipal de Bocaina.
Vereador Vando Sampaio - Foto: AgoraED
Vando Sampaio lembrou de um requerimento que foi apresentado por ele, mas não foi recebido pela presidência da Câmara, onde o mesmo tratava do reajuste salarial dos professores municipais, que até essa data o gestor não encaminhou o projeto para o Poder Legislativo apreciar, e é apenas um aumentou de pouco mais de 14%, o que contrária a ideia de prejuízo para o erário público, já que em 2022 o reajuste foi de mais de 33%, e foi prontamente repassado para os professores da rede municipal, e hoje essa mesma classe continua sem esse aumento, falou.
Segundo o vereador, o mesmo por onde anda tem recebido cobranças por parte dos professores sobre esse projeto de lei, mas que infelizmente ele não pode fazer nada a não ser cobrar o gestor, pois tem que partir da prefeitura e cabe somente a Câmara aprovar ou não, mas como parlamentar e que representa a população de seu município, vai continuar cobrando, frisou.
Vando Sampaio ainda defendeu a reforma de algumas escolas da rede municipal de ensino, que segundo ele, estão precisando, pois em determinados colégios a situação é mais delicada, e espera que a prefeitura tome as devidas providências o mais rápido possível, comentou.
Em relação ao efetivo policial da cidade de Bocaina, o vereador informou que no edital do concurso da PM existia duas vagas para o GPM do município, então o mesmo acredita que essas duas vagas serão preenchidas agora com a nova incorporação desses mais de 1.105 novos soldados na polícia militar, finalizou.
Da Redação