Após o decreto de emergência do Governo do Piauí em 86 municípios piauienses devido à estiagem, a Secretaria de Estado da Defesa Civil está agindo no sentido de minimizar os efeitos desse período, dando assistência às famílias afetadas pela seca que assola o estado.
O Secretário Municipal de Defesa Civil, João Araújo, conta que o decreto é um protocolo padrão durante os períodos de estiagem.
“Em um primeiro momento, vamos garantir o insumo básico às regiões mais afastadas. As comunidades rurais são as mais penalizadas com a falta de água, então o Governo do Estado autorizou o fornecimento desse insumo, no sentido de nos antecipar em caso de agravamento da situação. Estamos monitorando e trabalhando dentro de um padrão que pressupõe o carro-pipa para socorrer as famílias impactadas”, ressaltou a secretária.
Assista a reportagem:
Operação Carro-Pipa
A Operação Carro-Pipa já está sendo realizada a partir do credenciamento de pipeiros em diversos municípios do Piauí.
A iniciativa tem o objetivo de credenciar pipeiros aptos a trabalhar em serviços de coleta, transporte e distribuição de água potável para consumo humano.
Segundo a gerente de Prevenção e Mitigação, Indira Bezerra, a meta é atender as regiões que têm maior necessidade de abastecimento de água.
“Nossos técnicos estão fazendo credenciamento em diversos municípios, então os pipeiros que se interessarem, podem estar buscando o edital onde tem todas as informações necessárias e documentações. Nosso intuito é atender e fornecer água potável às vítimas atingidas pela estiagem que assola o Piauí, formando um banco de reserva, dando assistência a essas comunidades”, disse a gerente.
De acordo com Indira, serão solicitados kits de assistência humanitária para os atingidos pelo período de seca severa. Além disso, a Defesa Civil está enviando equipes de engenharia que estão realizando levantamento de obras estruturais a fim de minimizar os riscos a médio e longo prazo”, finalizou a gestora.
Com informações da CCOM PI