A Câmara Municipal de Bocaina realizou no último sábado (19), sessão ordinária que foi presidida pelo vereador e presidente da casa, José Airton Cipriano (Zé Airton), onde tinha como pauta o Projeto do Poder Executivo que concedia o reajuste de 15% no salário base dos servidores ocupantes de cargos de professor, para fim específico de adequação ao piso salarial profissional nacional dos professores do magistério público da educação e dá outras providências retroativo ao dia 1º de julho de 2023, e o requerimento do vereador José Francisco que solicitava da prefeitura a perfuração de dois poços tubulares na zona rural do município.
Durante a sessão os vereadores fizeram uso da tribuna para se pronunciarem. O primeiro a falar foi o vereador Antônio Filho (Tunico), que se manifestou em relação ao projeto que foi enviado pelo executivo, que o mesmo votaria de forma favorável, pois os professores são merecedores desse reajuste, e que entende também a prefeitura que não havia mandado antes, pois sabe das condições financeiras do município, e que agora com as contas mais equilibradas pôde finalmente enviar para o Poder Legislativo, frisou.
Vereador Antônio Filho - Foto: AgoraED
O vereador Cleudo Nilton também falou que apoiaria o projeto de reajuste salarial dos professores, pois esteve recentemente com o prefeito Dr. Erivelto Barros e tratou do assunto, e que na oportunidade, o gestor garantiu que enviaria para a Câmara logo no início desse segundo semestre. “Eu entendo a situação do município, mas que como o projeto chegou agora, vamos votar e depois voltar a conversar com o prefeito para poder ver a possibilidade de pagar retroativo ao início desse ano, comentou.
Vereador Cleudo Nilton - Foto: AgoraED
O vereador José Francisco, defendeu seu requerimento e disse que essa foi uma solicitação de moradores das duas comunidades, e como representante do povo na Câmara, tem a obrigação de levar essas demandas para serem votadas e cobrar também do gestor municipal para que consiga com recursos a perfuração desses dois poços tubulares, e que consiga também resolve o problema de falta d’água naquelas localidades.
Vereador José Francisco - Foto: AgoraED
Sobre o projeto de lei do prefeito que trata sobre o reajuste salarial dos professores, ele como educador e que atua em sala de aula, procurou o sindicato da categoria para tratar sobre o assunto, falou também com o procurador do município, e chegou a uma conclusão que o mais importante nesse momento é aprovar o projeto da forma como estar, e que depois correr atrás para fazer valer a data de janeiro de 2023, disse o parlamentar.
O vereador José Marque Filho (Zé Filho), em seu pronunciamento disse que ficou triste em ver que a emenda proposta pelo vereador Vando Sampaio e assinado também foi ele, que previa o reajuste salarial dos professores da rede municipal a partir de janeiro de 2023, não ser recebida pela mesa diretora, pois entende que essa é uma decisão equivocada e só quem perde com isso é a categoria.
Vereador José Marques Filho - Foto: AgoraED
ZÉ Filho disse também que infelizmente os professores de um modo geral não são valorizados, pois não existe interesse da parte patronal em pagar bem os educadores, e faz com que eles precisem trabalhar muito para ter o sustento suficiente.
“Vi há poco tempo o Ministério Público fazendo visita em várias escolas no Piauí e encontraram muitas irregularidades, infelizmente ele não veio ao nosso município para ver a realidade atual. Em relação ao projeto vou votar sim favorável por que como professor também luto meus direitos”, frisou o vereador.
O vereador Domingos Sávis, iniciou sua fala dizendo que logo no início do primeiro semestre cobrou do prefeito, o projeto de lei que trata sobre o reajuste salarial dos professores, mas infelizmente ele não chegou naquele período e lembra perfeitamente que fez algumas cobranças a gestão municipal sobre o assunto.
Vereador Domingos Sávis - Foto: AgoraED
Segundo Domingos Sávis, logo que o projeto chegou à Câmara, ele entrou em contato como procurador do município para tratar do assunto, bem como também com o secretário municipal de Governo onde ambos passaram a atual situação financeira do município, então entende porque somente agora o projeto chegou a casa, e que diante da realidade vai votar favorável pela aprovação do projeto, e que nada impede de continuar cobrando para que os professores recebam retroativo ao mês de janeiro, frisou.
O vereador Vando Sampaio questionou o presidente da Câmara Zé Airton dizendo que ele não poderia ter deixado de receber sua emenda parlamentar, e até entende que seja por um ato político, já que o Poder Legislativo é uma casa política, mas que a sua proposta está dentro dos critérios estabelecidos pela lei, falou.
Vereador Vando Sampaio - Foto: AgoraED
Quanto ao projeto de lei encaminhado pelo prefeito Dr. Erivelto Barros, ele informou que votaria favorável, embora sabe que o correto seria dar o reajuste salarial retroativo ao mês de janeiro e não a partir do dia (01) de julho como chegou a Câmara, pois se pode pagar a partir de agora, porque não poderia pagar antes se não houve perda de receita, frisou.
O parlamentar também parabenizou o vereador José Francisco pelo seu requerimento, e disse que essa era uma atitude que pode mudar a vida das famílias atingidas pela pala d’água, e espera que o seu requerimento seja atendido pelo gestor municipal.
O presidente da Câmara Zé Airton, falou que não recebeu a emenda que foi apresentado pelo vereador Vando Sampaio, baseado em um parecer do procurador do Poder Legislativo, pois entende que a proposta não se enquadra de acordo com a lei, e que cabe ao parlamentar procurar seus direitos de outra forma, frisou ele.
Vereador Zé Airton - Foto: AgoraED
No final da sessão, o presidente colocou em votação o Projeto do Poder Executivo que concedia o reajuste de 15% no salário base dos servidores ocupantes de cargos de professor, para fim específico de adequação ao piso salarial profissional nacional dos professores do magistério público da educação e dá outras providências retroativo ao dia 1º de julho de 2023, e o requerimento do vereador José Francisco que solicitava da prefeitura a perfuração de dois poços tubulares na zona rural do município, onde ambos foram aprovados por unanimidade.
Após a sessão a presidência da Câmara proporcionou uma homenagem aos pais que estavam presentes na sessão, onde ofereceu um coffee break com distribuição de brindes para os parlamentares e servidores da casa.,
Homenagem ao dia dos pais
Da Redação