A Câmara Municipal de Bocaina realizou no último sábado (01), sessão ordinária que foi presidida pelo vereador e presidente da casa, José Airton Cipriano – Zé Airton, e que contou com a presença da maioria dos parlamentares. A pauta era apenas assuntos administrativos.
Antes de abrir a palavra para os vereadores Zé Airton parabenizou o prefeito de Bocaina, Dr. Erivelto Barros, por ter atendido aos pedidos de algumas comunidades dentre elas, a recuperação total da estrada vicinal que liga os povoados Malhada a Nova Varjota, pois era um trecho que estava bastante deteriorado, e o gestor mandou recuperar a mesma por completo.
O presidente falou também dos investimentos da prefeitura em infraestrutura em algumas comunidades, bem como também na zona urbana, como por exemplo, calçamento que já foi inclusive concluído e outros que serão executados no município de Bocaina.
Vereador Zé Airton - Foto: AgoraED
O vereador José Francisco durante seu discurso, convidou a população para participar dos festejos religiosos da comunidade de Sussuarana que fica na zona rural de Bocaina, e o encerramento será no próximo dia (08) de setembro.
Vereador José Francisco - Foto: AgoraED
José Francisco fez uma solicitação de forma verbal e pediu que a Câmara envie um ofício para que a Equatorial Energia do Piauí, pera que ela seja convocada para uma discursão na Câmara Municipal para tratar sobre o fornecimento de energia para os pequenos produtores rurais, onde os benefícios estão sendo cortados logo que se encerram os contratos, e uma das exigências agora da empresa é a licença ambiental, onde muitos deles não possuem e outros terão dificuldades para tirar, e com isso os donos de poços tubulares estão sendo prejudicados, informou o parlamentar.
Segundo o parlamentar, quem faz esse documento é a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, e muitos dos agricultores não tem condição de pedir a licença, então uma forma de resolver o problema é chamando a Equatorial para tratar sobre o assunto, frisou ele.
O vereador Vando Sampaio falou sobre o pedido de licença da vereadora Goretti Barros, que abriu espaço para que o mesmo pudesse retornar ao Poder Legislativo, e abordou também sobre os projetos de lei do Poder Executivos que foram votados na sessão passada, e como ele não estava presente no plenário, prefere deixar para falar depois que os mesmos tiverem em execução, pois só assim terá como dar um juízo de valor, disse.
Vereador Vando Sampaio - Foto: AgoraED
Vando Sampaio disse também que não é contra a realização de qualquer obra estruturante feita no município, pois saber que todas elas têm a sua finalidade, e é isso que qualquer gestor deva buscar, e terá com certeza sempre o seu apoio.
Em relação aos problemas que envolvem a Equatorial e o poder público municipal no município de Bocaina, inclusive ele mesmo questionou um espaço que não tinha energia elétrica, ele mesmo procurou a empresa e fez o questionamento, e ela lhe informou que o problema da não instalação de redes em prédios públicos e logradouros no município de Bocaina, é em função de uma inadimplência ainda dos anos de 2007, 2008, 2009, 2020 e 2021, mesmo com os parcelamentos feitos pela prefeitura em 2018, a Equatorial não vem fazendo novas ligações.
De acordo com o parlamentar, a prefeitura ingressou com uma ação na justiça para que esse problema fosse resolvido, e até agora somente a Unidade Básica da Barragem de Bocaina teve a energia elétrica ligada, mas ainda existe uma pendência em outros prédios públicos.
Para o parlamentar, o mais importante é buscar uma solução para o problema, pois o município tem tido perdas irreparáveis por causa dessa situação, e que ele como legislador tem procurador fazer o seu papel, frisou.
Da Redação