Com foco em reduzir os indíces de criminalidade em Picos, as forças de segurança do Estado têm atuado de maneira intensiva no município através da Operação Impacto no Sertão.
O secretário de Estado da Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, e o superientendente de Operações Integradas, Matheus Zanatta, avaliaram como positivas a ação.
A Operação Impacto no Sertão já está sendo articulada há 15 dias e deverá continuar pelo prazo de mais 15 dias. A mesma conta com reforço no policiamento ostensivo e de investigação.
O secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, pontuou que apesar de questionadas pela população as ações no trânsito, estas têm por objetivo inibir a circulação de drogas e mortes. O gestor revelou que em Picos a terceira maior causa de óbitos ocorre em decorrência de acidentes.
"O Piauí já tem no acumulado do ano uma redução de 10% no número de mortes violentas e intencionais. Na região do semiárido, felizmente, nós temos uma situação mais cômoda, mas a gente não pode deixar que isso degringole. Estamos fiscalizando as ações no trânsito com o objetivo de inibir o trânsito de drogas, a morte no trânsito", frisou o secretário.
O superientendente de Operações Integradas, Matheus Zanatta, também avaliou como positiva as ações de policiamento que resultaram no maior número de cumprimento de mandados, apreensões de entorpecentes e arma de fogo.
"Estamos com um esforço concentrado na cidade de Picos, onde mandamos um reforço tanto no policiamento ostensivo, quanto investigativo. Já estamos 15 dias com esse esforço concentrado e devemos deixar por mais 15 dias com o intuito de diminuir o índice de criminalidade e garantir uma maior sensação de segurança para o cidadão picoense. Tem sido muito positivo, pois já conseguimos cumprir vários mandados de prisão e também realizar algumas apreensões de entorpecentes e arma de fogo", concluiu.
Paula Monize
paulamonize@cidadeverde.com