Dados do Observatório de Segurança apontam que a cada 72 horas, uma mulher é vítima de violência no estado do Piauí.
Dados mostram que 69% desses casos se configuram como feminicídios ou tentativas de feminicídio.
Diante dessa realidade, a Polícia Militar de Picos está intensificando seus esforços para treinar seus agentes e melhorar a forma como lidam com essas situações.
A Coordenadora Estadual da Patrulha Maria da Penha, Major Leoneide, enfatizou a extrema importância do trabalho da patrulha.
Desde seu início em 2020, a patrulha tem se expandido, oferecendo acompanhamento de medidas protetivas, orientações e atendimento de ocorrências relacionadas à violência contra mulheres.
A capacitação, que conta com a participação dos policiais militares do batalhão de Picos, tem como palavras-chave segurança e tratamento humanizado.
O Tenente-Coronel Felipe, em entrevista, ressaltou a necessidade dessa capacitação, citando o aumento significativo de policiais militares e a recente aquisição de viaturas.
Ele destacou a importância de um treinamento especializado e dirigido para eficaz atuação no combate a esse tipo de crime.
A chegada da Patrulha Maria da Penha em Picos resultou em um aumento nas ocorrências reportadas.
Canais de denúncia estão disponíveis através do número tradicional da Polícia Militar (190) e pelo telefone da Patrulha Maria da Penha (DD 86. 99486-5055)
E por meio do e-mail patrulhamariadapenhapicos@gmail.com ou pelo Instagram @patrulhaMariadaPenhaPicos.
Por Edielson Mota
Com informações do Portal Cidade Verde