Matéria / Cidades

Mais de 1500 romeiros embarcam para Canindé e Juazeiro

Os romeiros embarcaram nesta segunda-feira (30) em Picos

31/10/2023 | Edivan Araujo
Mais de 1500 romeiros embarcam para Canindé e Juazeiro / Foto: AgoraED

Embarcaram na noite desta segunda-feira (30) mais de 1.500 romeiros de Picos e região para a romaria de Canindé e Juazeiro do Norte no Ceará. A romaria é uma ação do ex-prefeito de Picos José Néri de Sousa e do seu filho o deputado Estadual Nerinho.

Iniciada em 1975 pelo ex-prefeito de Picos, José Néri de Sousa, quem durante muitos anos ajudou a centenas de romeiros de pagar suas promessas nos santuários de Canindé e Juazeiro no Ceará, nesse ano de 2023 completa extamos 48 anos de romaria, e agora com um número bem mais significante, o que no início era apenas poucas pessoas, hoje já passam de 1.500 em cada viagem.

Segundo informou Zé Néri que esteve presente no embarque de todos os romeiros que seguiam em 29 ônibus, além de carros pequenos como vans e outros, isso já tem 48 anos de luta para manter essa tradição que hoje é coordenado pelo seu filho, o deputado Nerinho, pois até poucos anos ele comandava tudo, mas chegou a hora do filho sucede-lo, disse.

Zé Néri em entrevista para a imprensa - Foto: AgoraED

No início de tudo segundo ele, as pessoas o procuravam pedindo ajuda para viajar, e ele ajudava nas passagens e ajudavam as pessoas a comprarem as roupas, já que muito não tinham, mas que em 1975 quando comprou a sua antiga empresa, a Antarctica, resolveu levar todos que quisessem ir tanto para Canindé como para Juazeiro, todos de graça e as suas custas, pois até a alimentação como café, almoço e janta ele sempre ofereceu para todos como sempre tem feito até hoje, explica.

Zé Nério e o deputado Nerinho - Foto: AgoraED

Para o romeiro como é bem conhecido na cidade de Picos, ele nunca colocou política nessa ação, pois entende que as pessoas que sempre viajaram com ele em suas romarias, são pessoas humildes que vão agradecer as graças recebidas e até mesmo renovar seus pedidos, então não se pode misturar política com a fé das pessoas, e por causa disso sempre procurou fazer suas viagens com recursos próprios levanto todos aqueles que queiram ir independente de partido, cor ou credo religioso, pois hoje só tem que a agradecer a Deus por todas as graças alcançadas e não tem mais nada o que pedir, frisou Zé Néri.

O secretário de defesa civil do Piauí, Nerinho (PT), ressalta que a viagem não tem cunho político apenas social.

Deputado Nerinho

“O sentimento hoje é de gratidão, enquanto tivermos condições iremos continuar fazendo isso, pois já recebemos muito mais que merecemos e isso é o mínimo que podemos fazer a esse povo humilde e temente a Deus. Chegada nas cidades oferecemos as refeições e todo o conforto possível”, disse Nerinho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da Redação 

Facebook