Matéria / Cidades

Câmara de Vereadores de Bocaina vota a LOA para o exercício financeiro de 2024

A sessão foi realizada no último sábado )(

05/11/2023 | Redação
Câmara de Vereadores de Bocaina vota a LOA para o exercício financeiro de 2024 / Foto: AgoraED

Em sessão realizada neste sábado (04), a Câmara Municipal de Bocaina votou em primeira votação, o projeto de lei do Poder Executivo que trata sobre a Lei Orçamentária Anual estima as receitas e fixa as despesas do Governo para ano subsequente, visando concretizar os objetivos e metas propostas no Plano Plurianual (PPA), segundo as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Para o presidente da Câmara, vereador José Airton Cipriano (Zé Airton), a LOA que tramita no Poder Legislativo, é uma ferramenta que estipula todas as receitas e consequentemente todas as despesas para o exercício financeiro de 2024 da cidade de Bocaina.

Segundo informou Zé Airton, antes de ser aprovada, a LOA foi amplamente debatida pelos vereadores e órgãos da gestão municipal para garantir responsabilidade e total transparência, em uma audiência pública que foi realizada na última sexta-feira (27) através de representantes da Prefeitura Municipal de Bocaina. A audiência ocorreu no plenário do Poder Legislativo Municipal.

Presidente da Câmara, vereador José Airton Cipriano (Zé Airton) - Foto: AgoraED

Após expor a importância para LOA para seus pares, o presidente concedeu a palavra para que os demais vereadores pudessem se pronunciar. O vereador Vando Sampaio usou a tribuna para falar sobre alguns pontos importantes da Lei de Diretrizes Orçamentária, uma vez que o mesmo esteve presente na audiência pública.

Vando Sampaio falou que participou da audiência pública e disse que ouviu atentamento a apresentação feita pela contabilidade da prefeitura, e na oportunidade, o mesmo fez algumas intervenções dada as informações dos 15% da Saúde, 25% da Educação, os valores destinados a Assistências Social e outras secretarias, e ressaltou dizendo que existe algumas situações que a gestão teria que ter um olhar mais minucioso, frisou o parlamentar.

Vereador Vando Sampaio - Foto: AgoraED

O parlamentar lembrou que não viu nem nessa gestão e nem em outras, recursos voltados para investimentos, pois são apenas para pastas já carimbadas, e lamenta essa falta de olhar das administrações na geração de emprego e renda, pois no município existe uma agricultura de subsistências que se tiver incentivo por parte do poder público, aumentará a renda dos produtores, e consequentemente gera receitas para o município, frisou.

O parlamentar falou ainda sobre a Lei Paulo Gustavo que foi votado recentemente pela Câmara, e disse que o recurso para premiação e investimento é pouco, e que espera que novos recursos sejam destinados nessa área.

No final da sessão, o presidente colocou em votação a LOA que foi aprovada em primeira discussão, e que voltará para ser votada em segunda discursão na próxima sessão ordinária. 

Da Redação

Facebook