Matéria / Educacao

Questões extensas, prova cansativa e matemática como disciplina mais difícil, avaliam candidatos sobre o segundo dia do Enem

Neste domingo (12) foram aplicadas também as provas de matemática e ciências da natureza

12/11/2023 | Redação
Segundo dia de prova do Enem 2023 em Teresina / Foto: Júlio Costa/g1 Piauí

Os candidatos do Piauí avaliaram o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como prova cansativa e matemática como a disciplina mais difícil. Neste domingo (12) foram aplicadas também as provas de ciências da natureza.

Humberto Oliveira, 33 anos, pretende vaga para o curso de medicina. Segundo ele, as questões das provas estavam extensas e às vezes repetitiva.

Humberto Oliveira, 33 anos, pretende vaga para o curso de medicina — Foto: Júlio Costa/g1 Piauí

Humberto Oliveira, 33 anos, pretende vaga para o curso de medicina — Foto: Júlio Costa/g1 Piauí

"No segundo dia eu tive um pouco de dificuldade na parte matemática, mas de forma geral, a prova foi boa, acredito que terei bons resultados. Eu acho que o meu desempenho vai ser melhor no primeiro dia", disse.

A candidata Francisca Thaís Barbosa, 26 anos, contou que a disciplina de matemática foi a mais difícil e o segundo dia de prova como o pior. Ela pretende vaga para o curso de jornalismo.

Francisca Thaís Barbosa avaliou a disciplina de matemática como a mais difícil — Foto: Júlio Costa/g1 Piauí

Francisca Thaís Barbosa avaliou a disciplina de matemática como a mais difícil — Foto: Júlio Costa/g1 Piauí

"Eu acho que o primeiro dia em si foi melhor. O segundo acaba sendo mais cansativo. Os enunciados grandes, a gente tem que ler duas vezes e acaba perdendo", comentou.

Rafael Silva, 28 anos, voltou a fazer o Enem oito anos após concluir a primeira graduação. Agora ele pretende vaga para o curso de jornalismo, mas avaliou que o segundo dia de prova teve mais questões complexas.

Rafael Silva voltou a fazer o Enem após oito anos de concluir primeira graduação — Foto: Júlio Costa/g1 Piauí

Rafael Silva voltou a fazer o Enem após oito anos de concluir primeira graduação — Foto: Júlio Costa/g1 Piauí

"Essas questões desse segundo dia, elas são de uma área, pelo menos particularmente para mim, acho um pouco mais complicada. A gente vai tentando, na medida do possível, desenrolar, fazer com calma, com paciência", comentou.

Já o candidato Rodrigo Sé, de 29 anos, comentou que sentiu a prova de química como a mais difícil. Ele está buscando passar para uma faculdade de cinema no Ceará ou Pernambuco, e se preparou mais para a prova da semana passada.

Rodrigo Sé pretende cursar cinema — Foto: Andrê Nascimento/g1 Piauí

Rodrigo Sé pretende cursar cinema — Foto: Andrê Nascimento/g1 Piauí

"A parte de química é a que tenho mais dificuldade. Mas o nível eu não achei tão alta. Teve questões básicas, de probabilidade, muita coisa de dia-a-dia, de química verde, combustíveis. Estou mais confiante que a prova de humanas vai me salva", declarou.

Vendedora Ilana Nelly Pereira Souza pretende vaga para direito — Foto: Lívia Ferreira/g1 Piauí

Vendedora Ilana Nelly Pereira Souza pretende vaga para direito — Foto: Lívia Ferreira/g1 Piauí

A vendedora Ilana Nelly Pereira Souza sonha em fazer o curso de direito e fez o Enem pela segunda vez. Confiante no resultado, ela contou que a prova de ciência da natureza estava boa.

"As últimas questões estavam mais complicada e o nível muito difícil", avaliou.

Segundo dia de provas no Piauí

Considerando a taxa de abstenção do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, cerca de 74 mil candidatos participarão da segunda etapa do exame, neste domingo (12), no Piauí.

No total, o estado teve 99.644 inscritos e a quinta menor taxa de abstenção no primeiro dia de Enem 2023, com 26%, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A aplicação do exame ocorre em 33 municípios e em 288 locais, sendo 3.259 salas de aplicação de provas. Neste domingo, os candidatos farão a prova de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química).

Perfil dos candidatos no estado

No Piauí, as mulheres são maioria dos candidatos — equivalem a 60,9% (60.759) das inscrições, enquanto homens representam 39,1% (38.885).

Dos participantes, 72,4% (72.175) são isentos da taxa de inscrição e 27,6% (27.469) a pagaram. Ao todo, 50.637 candidatos (50,8%) já concluíram o ensino médio. Os concluintes deste ano de 2023 são 29.693 (29,8%).

Entre os inscritos, 18.671 (18,8%) são estudantes do 1º ou 2º ano, que vão fazer o Enem para testar conhecimentos. Outros 643 (0,6%) também são treineiros, tendo em vista que não cursam nem concluíram o ensino médio.

Passe livre

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), os estudantes da rede estadual de ensino receberão passe livre estudantil com gratuidade para o translado até o local de aplicação de prova. São 11 mil estudantes do interior e 3.915 estudantes da capital que terão acesso ao passe.

Calendário Enem 2023

A divulgação do gabarito está marcada para o dia 24 de novembro e os resultados para o dia 16 de janeiro de 2024.

 

Fonte: G1/PI

Facebook