Matéria / Cidades

Câmara de São Luís do Piauí zera a pauta e entra em recesso

A sessão foi presidida pelo vereador e presidente da Casa, Manoel João (PP)

28/12/2023 | Redação
Câmara de São Luís do Piauí zera a pauta e entra em recesso / Foto: Valedoguaribasfm

A última sessão do ano de 2023 na Câmara Municipal de São Luís do Piauí foi marcada por intensos debates em torno de um projeto de lei encaminhado pela Prefeita Kelsimar Abreu (PP). A sessão foi presidida pelo vereador e presidente da Casa, Manoel João (PP).

O Projeto de Lei debatido foi o de n° 06/2023, de 27 de novembro de 2023, que autorizava o Poder Executivo de São Luís do Piauí – PI, a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com ou sem garantia da União e dá outras providencias.

O referido projeto dá carta branca para a prefeita contratar junto à Caixa Econômica Federal o montante de até 2 milhões de reais. O vereador Lourival Barros (PP) defendeu a aprovação do mesmo, e pediu aos demais colegas votassem favoravelmente. O vereador ainda defendeu que o resultado da votação fosse colocado nas redes sociais para que o público pudesse ver quem votou contra e a favor.

O Vereador Diego Leal (PT) durante seu pronunciamento na tribuna da Câmara, cobrou transparência na aplicação dos recursos, segundo o mesmo, o projeto chegou na Câmara a poucos dias e conta apenas com uma página e meia sendo mais viável pedir a prefeita que envie mais detalhes sobre onde será aplicado o montante, e que a mesma prove que o município tem condições de pagar as parcelas do referido empréstimo, falou.

Para Diego Leal o município de São Luís do Piauí está entre as cidades mais pobres do Estado, e um empréstimo dessa magnitude endividaria os cofres públicos.
O vereador Francildo Bahia cobrou durante seu discurso na sessão, a conclusão da obra de reforma do mercado público, que segundo ele, já estar com mais de um ano e não foi concluida até agora.

O parlamentar pediu respeito a população que anseia por obras, e falou que ao invés da gestora concluir o que já iniciou, está é querendo conrair mais desepsas para o município, frisou. 

Edilson Batista também questionou o empréstimo, pois segundo o vereador, São Luís do Piauí recebeu muitos recursos principalmente nos anos de 2020 a 2022, e fez questão de ler para todos os presentes na sessão, os valores que o municipio recebeu só neste ano de 2023, e cobrou a aplicação dos mesmos nas áreas que foram destinadas.

O vereador Agostinho (PT) também demonstrou preocupação caso o projeto seja aprovado pois segundo ele o valor é muito grande e as parcelas poderão afetar as finanças do municipio que já é pobre e isso pode “quebrar o municipio”, falou o parlamentar.

No final da sessão o presidente Manoel João retirou o projeto de pauta, uma vez que as comissões não emitiram nenhum parecer técnico, ficando o mesmo para ser apreciado somente na volta do recesso em 2024.

 

Com informações da Rádio Vale do Guaribas FM

Facebook