Matéria / Cidades

Cerca de 10 mil picoenses podem estar recebendo o Bolsa Família de forma irregular, segundo estimativa

24/01/2024 | Redação
/ (Foto: Reprodução)

 

Na manhã desta segunda-feira, 22 de janeiro, em entrevista exclusiva, Núbia Cristina, coordenadora do CadÚnico em Picos, revelou preocupações sobre o recebimento irregular do Bolsa Família no município.

Segundo suas estimativas, cerca de 15 a 16 mil pessoas estariam atualmente beneficiadas, enquanto apenas um terço desse total deveria estar enquadrado nos critérios necessários.

Com base nas informações fornecidas, considerando a estimativa de 15 mil beneficiados, calcula-se que aproximadamente 66,7% do total, ou cerca de 10 mil picoenses, podem estar recebendo o Bolsa Família de forma irregular, considerando que apenas um terço desse montante deveria ser beneficiado.

Núbia ressaltou a necessidade de direcionar o programa apenas àqueles que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, enfatizando que medidas serão tomadas para identificar e corrigir as irregularidades. Atualmente, o CadÚnico está fazendo o levantamento para verificar os números exatos, que devem ser divulgados até o final do mês.

A coordenadora ainda ressaltou que aqueles com pendências na Receita Federal, através do CPF, podem ter seus benefícios bloqueados ou suspensos temporariamente, mesmo que estejam enquadrado nos critérios para recebimento. "Nos Cras e no ponto do Cadastro Único, temos uma lista de nomes com CPF irregular ou pendente. Encorajamos as pessoas com dúvidas sobre a situação de seu CPF a procurarem um dos pontos nos Cras da Morada Nova ou do Parque de Exposição, ou aqui no CadÚnico do Centro, onde forneceremos informações sobre a regularidade ou irregularidade de seus CPFs", declarou a coordenadora.

A iniciativa visa corrigir as distorções no programa e garantir que o Bolsa Família cumpra sua missão de amparar efetivamente aqueles que vivem em condições de vulnerabilidade socioeconômica em Picos.

Com informações do Portal Folha Atual

Facebook