Os réus Ronaldo Veloso de Assis e Emerson Veloso de Assis foram condenados nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, a 25 anos e 06 meses de reclusão pelo assassinado de José Henrique da Silva Santos.
O crime aconteceu no dia 19 de março de 2020, em Picos.
O júri popular aconteceu Auditório do Fórum da Comarca de Picos e foi conduzido pela juíza da 5ª Vara Criminal, Nilcimar Rodrigues de Araújo.
O julgamento foi iniciado ainda pela manhã e durante o dia foram ouvidas testemunhas e feito os debates entre acusação e defesa, e às 22h32 foi lida a sentença.
Na ocasião, a juíza Nilcimar Rordrigues de Araújo fixou a pena total e definitiva para os réus Ronaldo Veloso de Assis e Emerson Veloso de Assis em 25 anos e 06 meses de reclusão.
Conforme a Sentença, o Egrégio Conselho de Sentença, reconheceu, por maioria de votos a materialidade delitiva, e que os acusados concorreram para prática do homicídio contra a vítima José Henrique da Silva Santos. Desta forma, os jurados decidiram pela condenação dos réus.
De acordo com a Sentença, com relação a qualificadora do recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima, por sua maioria, os jurados decidiram reconhecer a qualificadora entendendo ser um crime de homicídio qualificado pelo recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima.
Ainda segundo a setença, a 2ª série relacionado ao crime de associação criminosa, os jurados , por sua maioria, votaram que os acusados se associaram para praticar crime e não os absolveram.
Com relação ao regime inicial de cumprimento da pena, foi fixado, inicialmente, o regime fechado. Na ocasião, ainda foi negado aos sentenciados o direito de recorrer em liberdade, visto que, persistem os motivos que deram causa a prisão dos réus, sendo reforçados com a sentença condenatória e o quantum da pena.
Com informações do Portal Cidades Na Net
Por Mateus Silva