Representantes do Governo do Estado e docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) chegaram a um acordo sobre a greve dos professores da instituição, nesta terça-feira (5).
Após a segunda audiência de conciliação entre os envolvidos, o movimento deflagrado no dia 2 de janeiro deste ano chegou ao fim com acordo de reajuste em 17% após mais de dois meses.
No encontro, as partes acordaram sobre o reajuste de 17% com o pagamento sendo realizado em três parcelas de 5,35% até maio de 2026; a retomada imediata das aulas na universidade; estabelecimento de novo calendário acadêmico com previsão de reposição de aulas; compromisso com a ampliação de bolsas de pesquisa e extensão para os professores.
Além disso, o Governo deve pagar, em folha suplementar, os valores descontados dos salários dos docentes durante a greve.
Conforme a professora Rosângela Assunção, da Seção Sindical de docentes da Uespi (Adcesp), o movimento grevista chegou ao fim nesta terça-feira (5), após assembleia no Campus Torquato Neto.
"Votamos nesse momento o fim da greve. Amanhã retornamos às salas de aula", informou a professora.
Com informações do Portal G1 Globo