Matéria / Cidades

Secretaria de Assistência Social de Picos promove encontro municipal sobre os Direitos da Criança e do Adolescente

26/03/2024 | Redação
O evento contou com a participação de representantes do Conselho Tutelar, Policia Militar, SAMU e Professores / (Fotos: Maysa Martins)

 

Nesta segunda-feira, (25), a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), realizou o encontro municipal “Acolher e Proteger” no auditório da Secretaria de Educação.

 

O evento tem como finalidade instruir profissionais da sociedade civil na promoção de espaços e escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

A programação teve início por volta das 8h, com café da manhã.

 

Na ocasião, a professora Inês Costa, mobilizadora do selo UNICEF, representou a secretaria Noêmia Marques. A professora expressou a importância desta ação.

“Estamos todos reunidos com segmento da sociedade civil para realizar mais uma ação do selo UNICEF”, disse a professora Inês Costa. Ela ainda destacou a importância da ação.

“No momento em que a gente dá essa transparência para a sociedade civil, a gente está mostrando o compromisso da gestão do Prefeito Gil garantindo os direitos da criança e do adolescente, e o selo UNICEF é nada mais do que as gestões municipais cumprir com esses direitos que cabe à criança e ao adolescente”, afirma a professora, Inês Costa.

 

A pedagoga, Edna Moura, palestrou a respeito da importância do professor reconhecer quando a criança está sendo vítima de algum tipo de violência. “Nós estamos hoje aqui na Secretaria de Educação fazendo um debate sobre a garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, que são testemunhas e vítimas de violência, no sentido de o município de implementar políticas para o cumprimento da lei sobre os Direitos das crianças que sofrem violação. São vários tipos de violência que as crianças sofrem, a violência física, patrimonial, psicológica, institucional, e que precisa ser trabalhado dentro de uma rede, envolvendo a educação, a saúde, assistência social, no sentido de construir políticas que venha a prevenir essas violências, e também de acolhimento, cuidado, proteção. Porque nós sabemos que ter o cuidado com a criança e com o adolescente, é o cuidado que temos que ter com a nossa própria sociedade, para que possamos ter no futuro e no presente pessoas que possam conviver em harmonia e em paz”, pontuou a Pedagoga, Edna Moura.

 

O evento contou ainda com a participação de Conselheiros Tutelares, Policiais Militares, integrantes do SAMU e Professores.

Facebook