Matéria / Cidades

Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado em todas Unidades Básicas de Saúde de Picos

13/04/2024 | Redação
Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado em todas Unidades Básicas de Saúde de Picos / Foto: AgoraED

A Secretaria Municipal de Saúde (FMS) de Picos realiza neste sábado, 13, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), das 8h às 17h, em todas as unidades básicas de saúde. Em Picos a campanha começou no dia (25) de março e seguirá até o dia (31) do mês de maio.

Aa campanha é voltada a grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da saúde público e privado; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; idosos com 60 anos ou mais. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários.

A solenidade que marcou o início da vacinação ocorreu no Centro de Saúde Maria Alvina de Araújo no bairro Parque de Exposição na Zona Leste da cidade de Picos.

De acordo com o Coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Iago Carvalho, a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.

Coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Iago Carvalho - Foto: AgoraED

Para tomar a vacina é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Nacional do SUS ou CPF. Crianças devem levar a caderneta de vacinação também.

Segundo site do Ministério da Saúde, o período de incubação dos vírus influenza é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e os sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves. Os quadros graves ocorrem com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, lactentes no primeiro ano de vida e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

O coordenador informou ainda que aqueles que não conseguirem se vacinar hoje, poderão ser vacinados posteriormente, para isso, deverão procurar as unidades básicas de Saúde do município.

 

Da Redação

Facebook