Matéria / Cidades

Câmara de Bocaina realiza sessão e aprova projetos de lei

13/04/2024 | Redação
Câmara de Bocaina realiza sessão e aprova projetos de lei / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Bocaina, realizou no último sábado (06), sessão ordinária que foi presidida pelo vereador e presidente da casa, José Airton Cipriano (Zé Airton), onde teve como pauta dois projetos de lei do Poder Executivo. A sessão também foi marcada com o retorno do vereador Lianaldo Leão que deixou a Secretaria Municipal de Governo do Município, e voltou para o Poder Legislativo, já a partir da sessão.

O primeiro projeto tratava-se de Institui os Componentes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSSEA) do Município de Bocaina Estado do Piauí, integrado ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), define os parâmetros para elaboração e implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e dá outras providências.

O segundo projeto tratava-se do termo que “Dispõe sobre a implantação da Política de Educação Integral na Rede Pública Municipal de Ensino de Bocaina-PI, conforme previsto na Lei Municipal Nº 003/2015, que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação, respaldado ainda pela Lei Federal Nº 14.640/2023, Portaria Nº 1.495/2023 e Resolução Nº 18/2023, provenientes do Governo Federal por intermédio do MEC (Ministério da Educação) e do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)”.

No início da sessão o presidente Zé Airton abriu espaço para o suplente de vereador Antônio Filho (Tunico), que estava no mandado até o final do mês de março pudesse fazer um breve pronunciamento de agradecimento. Na tribuna, o vereador agradeceu aos seus colegas pelo tempo que ocupou uma cadeira na Câmara, agradeceu ao seu companheiro de partido Lianaldo Leão, e também a gestão municipal.

Suplente de vereador Tunico - Foto: AgoraED

O vereador Cleudo Nilton também usou a tribuna para fazer seu pronunciamento, onde parabenizou o ex-vereador Tunico pelo seu trabalho enquanto esteve na Câmara, e disse que ele foi um parlamentar muito atuante que trabalhou muito pela população do município, e aproveitou para desejar sucesso ao mesmo na sua nova empreitada, falou.

Vereador Cleudo Nilton - Foto: AgoraED

O vereador Zé Filho durante seu pronunciamento, disse que o município de Bocaina não tinha o que comemorar, pois a atual gestão é um desastre e não faz nada. “Me lembro que em outras administrações o aniversário da cidade era comemorado com inaugurações, momentos cívicos e cultural, mas que agora, nada tem o que apresentar para a população”, destacou o parlamentar.

Vereador Zé Filho - Foto: AgoraED

Zé Filho falou que os secretários municipais não tem qualquer tipo de autonomia para trabalhar, e que por isso, muitas coisas deixam de ser feitas, ele lembrou ainda que um dos grandes gargalos da administração é a Saúde, pois só são atendidas aquelas pessoas que forem do partido da situação e isso é muito grave, frisou ele.

O vereador Lianaldo Leão (Naldo Leão), agradeceu ao suplente de vereador Tunico pelo tempo em que ocupou sua cadeira na Câmara, e disse que estava voltando todo revigorado e pronto para trabalhar ainda mais pela população de Bocaina, pois enquanto esteve nas secretarias procurou corresponder a altura que a gestão cobrava, disse.

Vereador Lianaldo Leão (Naldo Leão) - Foto: AgoraED

Naldo Leão falou que a secretaria municipal de Saúde hoje é uma outra realidade, deu um avanço de 1000 por cento, e que lá o atendimento é para todos, diferente de outros tempos atrás. O mesmo disse ainda que a atual gestão tem trabalhado muito, pois várias obras foram construídas e inauguradas e outras estão em fase de execução, frisou.

O parlamentar falou que seu grupo político está muito tranquilo, pois tem consciência da responsabilidade que tem, e que com certeza a administração está no caminho certo, pontou.

O vereador Vando Sampaio durante seu pronunciamento na tribuna da Câmara, parabenizou o vereador Zé Filho pelo seu discurso, e disse que concordava em gênero número e grau com tudo que ele falou, e foi além, pois para ele, a gestão municipal é ineficaz e que por mais que os secretários municipais tentem fazer alguma coisa, termina esbarrando nas decisões do gestor, frisou.

Vereador Vando Sampaio - Foto: AgoraED

Sobre os projetos de lei o parlamentar disse que era favorável pela aprovação, mas pediu que fizesse as correções necessárias, pois acredita que o erro existente seja apenas de redação.

 

Vando Sampaio também pediu aos demais colegas, que não levem para a tribuna ofensas pessoais no que diz respeito ao processo eleitoral, pois o parlamento é a casa do povo e como tal deverá ser respeitado, falou ele.

 

No final da sessão, o presidente vereador colocou em votação os dois projetos de lei que foram aprovados. Em seguido, foi realizada uma segunda sessão, e colocado novamente em votação os dois projetos que foram aprovados em definitivos.

 

da Redação

Facebook