Por Rebeca Lima e Tiago Melo (TV Cidade Verde)
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou na manhã desta terça-feira (16) a Operação Draco 107. Ao todo, foram cumpridos sete mandados judiciais em Teresina e dois na cidade de Pedro II, e cinco pessoas foram presas.
Na capital, um dos alvos foi a residência de uma idosa considerada a "vovó da facção", localizada no bairro Dagmar Mazza, zona Sul. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, informou que ela e sua filha foram presas.
"Conseguimos apreender anotações relacionadas tanto ao tráfico de drogas como também à atuação dela na organização criminosa. Uma demonstração clara de que essas duas pessoas, a mãe e a filha, que serão conduzidas, integram uma facção criminosa, ainda com um agravante de que pertencem a um núcleo da organização criminosa responsável pela tomada de decisões, tanto relacionadas à questão de julgamentos de outros membros, como também à atuação no tráfico de entorpecentes", pontuou.
Charles Pessoa destacou ainda que a idosa já havia sido presa anos anteriores por envolvimento com tráfico de drogas.
"Uma senhora que já tinha sido presa há alguns anos pela Depre, por envolvimento com o tráfico de entorpecentes, foi colocada em liberdade, mas ao invés de sair da criminalidade, integrou-se à facção criminosa e exerce uma função de liderança de dentro da facção criminosa, inclusive tomando decisões nessa célula dessa facção criminosa", acrescentou.
Ainda na casa, também havia duas crianças. O delegado disse que uma delas chegou a dizer onde sua avó escondia as drogas. Também foi encontrado um caderno com anotações.
"Duas crianças aqui, infelizmente a gente até ouviu relatos das crianças aqui, quando um deles viu as polícias, relatando que a avó dele esconde a droga em vários locais aqui no mato que fica ao fundo da residência. Então as crianças estão presenciando diariamente as ações criminosas tanto da mãe como dessa avó", ressaltou o coordenador do Draco.
Já em Pedro II, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e uma pessoa foi presa. A ação de hoje na região faz parte da segunda fase da operação deflagrada no dia 6 de abril, em que sete pessoas envolvidas em uma organização criminosa foram presas, incluindo o líder, que tinha uma residência de luxo e um policial militar.
“Um monitoramento permanente agora da cidade feito por equipes aqui do nosso departamento", destacou Charles Pessoa.
Fonte: Cidadeverde