Matéria / Polícia

Operação prende idosa suspeita de tomar decisões em tribunal do crime

16/04/2024 | Redação
Operação prende vovó da facção suspeita de tomar decisões em tribunal do crime / Fotos: Ascom/SPP-PI

Por Rebeca Lima e Tiago Melo (TV Cidade Verde) 

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou na manhã desta terça-feira (16) a Operação Draco 107. Ao todo, foram cumpridos sete mandados judiciais em Teresina e dois na cidade de Pedro II, e cinco pessoas foram presas. 

Na capital, um dos alvos foi a residência de uma idosa considerada a "vovó da facção", localizada no bairro Dagmar Mazza, zona Sul. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, informou que ela e sua filha foram presas.

"Conseguimos apreender anotações relacionadas tanto ao tráfico de drogas como também à atuação dela na organização criminosa. Uma demonstração clara de que essas duas pessoas, a mãe e a filha, que serão conduzidas, integram uma facção criminosa, ainda com um agravante de que pertencem a um núcleo da organização criminosa responsável pela tomada de decisões, tanto relacionadas à questão de julgamentos de outros membros, como também à atuação no tráfico de entorpecentes", pontuou.

Charles Pessoa destacou ainda que a idosa já havia sido presa anos anteriores por envolvimento com tráfico de drogas.

"Uma senhora que já tinha sido presa há alguns anos pela Depre, por envolvimento com o tráfico de entorpecentes, foi colocada em liberdade, mas ao invés de sair da criminalidade, integrou-se à facção criminosa e exerce uma função de liderança de dentro da facção criminosa, inclusive tomando decisões nessa célula dessa facção criminosa", acrescentou.

Ainda na casa, também havia duas crianças. O delegado disse que uma delas chegou a dizer onde sua avó escondia as drogas. Também foi encontrado um caderno com anotações. 

"Duas crianças aqui, infelizmente a gente até ouviu relatos das crianças aqui, quando um deles viu as polícias, relatando que a avó dele esconde a droga em vários locais aqui no mato que fica ao fundo da residência. Então as crianças estão presenciando diariamente as ações criminosas tanto da mãe como dessa avó", ressaltou o coordenador do Draco.

Já em Pedro II, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e uma pessoa foi presa. A ação de hoje na região faz parte da segunda fase da operação deflagrada no dia 6 de abril, em que sete pessoas envolvidas em uma organização criminosa foram presas, incluindo o líder, que tinha uma residência de luxo e um policial militar.

“Um monitoramento permanente agora da cidade feito por equipes aqui do nosso departamento", destacou Charles Pessoa. 

 

Fonte: Cidadeverde

Facebook