Quando o assunto é câncer, podem haver tratamentos mais simples do que se imagina: as vacinas para infecções que podem se tornar causas de tumores. Os casos mais claros são de vírus como papiloma e hepatite ¿ os agentes infecciosos dessas doenças são responsáveis por 2 milhões de casos de câncer no mundo. Dos 7,5 milhões de casos que infecções causaram no mundo em 2008, 1,5 milhão poderia ser evitado combatendo a infecção previamente. Os dados são da pesquisa The Lancet Oncology, conduzida por Catherine de martel e Martin Plummer, e divulgada nesta quarta (9) pelo jornal El Pais.
De acordo com o estudo, o câncer pode ser consequência de doenças cuja prevenção é fácil, como muitas infecções virulentas (que podem ser prevenidas com vacinas), bacterianas (com antibióticos) e de origens variáveis segundo o sistema sanitários dos países. Por isso, enquanto Austrália e Nova Zelândia tem apenas cerca de 3% de tumores de origem infecciosa, na África essa porcentagem chega a 32,7%.
O estudo demonstra que é possível combater o câncer estendendo programas preventivos simples, principalmente ampliando as vacinas para hepatite B e papiloma, que são responsáveis por grande parte dos tumores hepáticos e genitais, acrescenta Goodarz Danaei, da Faculdade de Medicina de Harvard.
Fonte: Terra