Depois do grande sucesso de 2023, Picos volta a sediar mais uma edição do “Picos Cidade Junina”, evento que reúne grandes atrações artísticas e culturais, proporcionando ao público espetáculos juninos de vários estados brasileiros.
O evento abre oficialmente o período junino no estado do Piauí e reúne, em um só lugar, cultura e entretenimento, além de alavancar as tradições juninas, movimentar a economia e despertar o turismo cultural na região sul do Piauí.
Este ano, o evento acontece nos dias 1º e 2 de junho, no estacionamento do Piauí Shopping. Assim como no ano passado, dois ambientes serão montados: uma arena de shows e outro destinado à realização do 14º Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional, um concurso de quadrilhas juninas que contará com a apresentação de grupos juninos de vários estados brasileiros. A Fequajupi, Federação das Quadrilhas Juninas do Piauí, é parceira na organização do evento.
Quadrilhas do município e de vários estados se apresentarão
Na área do Festival Nacional, a produção aumentou a capacidade da arquibancada e a adaptou para garantir acessibilidade. “Teremos uma arquibancada para 2 mil pessoas, além de espaço destinado às pessoas com deficiência e uma intérprete de Libras. Queremos proporcionar ao público um momento de encanto e diversão com espetáculos juninos grandiosos”, disse Leonardo Carlos, presidente da Associação Brincantes.
Na programação festiva estão confirmados artistas regionais e nacionais. No sábado (1º), a festa será com Taty Girl, Guilherme Dantas, Katia Cilene e Jany Santos. No domingo (2), shows com Wesley Safadão, Seu Desejo, Vitor Amaral e Paloma Nunes.
O Picos Cidade Junina contará ainda com uma praça de alimentação ampliada, barraquinhas com comidas típicas, tendas com exposição e venda de artesanato produzido na região, espaço para fotos, cidade cenográfica retratando a cultura junina e o primeiro ano do evento, etc.
“Queremos proporcionar ao público momentos memoráveis de entretenimento com atrações que resgatam a nossa cultura e valorizam o turismo na região, destacando o potencial econômico e cultural de Picos,” afirmou José Neto Monteiro, secretário de Turismo do Piauí.
O evento chega à sua 2ª edição fomentando a economia local com a geração de renda, resgatando os grupos culturais juninos e divulgando o turismo cultural de uma forma envolvente que permite ao público reconhecer as potencialidades locais do seu estado.
O Picos Cidade Junina é realizado pela Pronome Eventos, produção da Associação Brincantes do Folclore Nordestino, e conta com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).