Nesta quinta-feira, foram aprendidos cerca de 24 kg de pasta base de cocaína, avaliados em R$ 1,5 milhão, no bairro Mafrense, zona Norte da capital.
A ação ocorreu durante uma operação do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC). Até o momento, foram contabilizadas nove pessoas presas.
Já na zona Sudeste, bairro Pedro Balzi, o DENARC, em conjunto com a Guarda Civil Municipal, apreenderam aproximadamente meio kg de cocaína, incluindo “trouxinhas” prontas para a venda.
Nenhum dos suspeitos detidos teve a identidade revelada.
Segundo o delegado Samuel Silveira, coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), a maior apreensão de drogas ocorreu no bairro Matadouro, zona Norte da capital.
O entorpecente estava numa mala com um plástico de uma empresa de transporte aéreo.
“Segundo dá a entender essa droga teria vindo de avião. Fizemos hoje uma importante apreensão, pois todo esse produto iria para a destruição e famílias aqui no nosso estado. A maior apreensão estava com um indivíduo que estava no Matadouro. Ele era uma espécie de depositário, vigia”.
Silveira ressaltou que o material apreendido é utilizado para a formação de outras drogas e causa sua apreensão causa um grande impacto ao tráfico em Teresina, sobretudo na zona Norte da capital.
Durante a Operação Denarc 39 também foram apreendidos crack, cocaína, maconha, celulares roubados e estruturas montadas para novas operações.
A ação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e as prisões ocorreram nos bairros Matadouro, Santa Maria da Codipi, Aeroporto e Pedro Balzi.
“Essa pasta base é um produto, que multiplicado por três, entraria no mercado no formato de cloridrato, o sal de cocaína e também o crack. Essa ação ela iniciou ainda na manhã de hoje, conseguimos fazer com o máximo de silêncio, para termos o máximo de sucesso. Isso representou na quantidade de presos: de 11 mandados de buscas, 9 presos, uma grande quantidade de pasta base, apreensão de cocaína em si, também apreensão de crack, celulares roubados”.
Entre as prisões efetuadas, o delegado destacou a prisão de um traficante faccionado e de alta periculosidade, procurado pela polícia e que estaria jurado de morte pela facção rival, identificado apenas como Alexandre.
“Ele já era investigado e trafica drogas na região do Santa Maria da Codipi, tentou fugir, mas foi capturado. Há muito tempo ele incomodava aquela comunidade e já tinha escapado da polícia outras três vezes, mas hoje, conseguimos fazer a prisão”.
Com informações do Portal Ponto X e Meio Norte News
Por Ronilton Leal, Filipe Guedes e Jéssica Dayane