Uma ação violenta na região da Grande Santa Maria, na zona Norte de Teresina, deixou três pessoas mortas e pelo menos 5 feridos em um intervalo de aproximadamente 4 horas.
Os mortos são uma adolescente de 14 anos, uma jovem de 19 anos grávida e um homem de 44 anos.
O Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, compareceu ao local e disse que os eventos têm relação entre si e estão relacionados a disputas entre facções criminosas.
Ele disse, ainda, que já sabe quem são os autores do crime e que são “velhos conhecidos da polícia”.
“Nós estamos aqui justamente pra ver in loco a situação, com todo esforço da secretaria, tanto as polícias especializadas como a inteligência, para fazer o levantamento. O que a gente tem, é que são pessoas ligadas a facções que já foram presas. Inclusive um dos baleados foi preso há menos de um mês e já está solto. Então é complicado, essa situação porque tanto o Draco, DENARC como todas as polícias da PM, fazem seu trabalho, mas a gente não consegue manter essas pessoas encarceradas. Os alvos que nós estamos já pedindo mandado de busca e apreensão, já são velhos conhecidos da polícia e já foram presos e continuam soltos e a gente espera prendê-los de novo”, explicou o secretário de Segurança.
O primeiro crime ocorreu no final da tarde. Uma mulher grávida de 19 anos identificada como Bárbara Teresa foi morta a tiros em uma rua do bairro. Os suspeitos se aproximaram em uma motocicleta e cometeram o crime, essa primeira morte teria motivado as demais ações criminosas que vieram em seguida.
No início da noite, criminosos efetuaram disparos contra duas adolescentes em um supermercado. Uma delas, de 14 anos, identificada como Jeniffer Lorrane, morreu no local. A outra menor foi baleada de raspão e foi atendida no Hospital Mariano Castelo Branco, da região.
O outro homicídio foi no Parque Brasil I. Por lá, dois homens que estavam fazendo uma reforma em uma casa foram surpreendidos com disparos de arma de fogo. Um deles, identificado como Francisco das Chagas, de 44 anos, morreu. Outro ficou ferido e foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O secretário de Segurança, Chico Lucas, chegou ao local por volta das 20h50. Além dele, o comandante do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Jacks Galvão e policiais do Bope. Eles foram primeiro ao supermercado e, em seguida, à casa do Parque Brasil I onde houve o outro homicídio. O secretário chegou a ouvir um dos baleados na ambulância do Samu.
Ele disse que tanto os baleados como os autores dos crimes já haviam sido presos, mas foram soltos.
“Todos os alvos são conhecidos, todos já foram presos(…) o próprio Gilvan foi baleado hoje, foi preso há menos de um mês aqui na zona Norte. Ele estava preso, ele tava encarcerado, então hoje é um evento atípico, nós tivemos no mês de agosto, setembro, com redução da criminalidade. Agora, a Zona Norte 2 nós temos um espaço aqui entre as facções, mas nem um minuto a polícia descansou”, disse.
O secretário de Segurança disse que os três homicídios foram uma situação atípica e pediu desculpas aos moradores da Santa Maria da Codipi.
“É um evento atípico, a gente pede desculpas à comunidade por isso, eu estou aqui hoje diretamente conduzindo essas operações, tanto aqui com o Coronel Galvão, como também com o delegado Anchieta. A gente pede desculpas pelas ações, mas nós vamos dar a resposta merecida e eu tenho certeza, pessoal da Zona Norte dois, que a resposta vai vir por parte do aparelho policial e do aparelho estatal”, finalizou.
Além das ações onde tiveram as mortes, houve uma outra ação criminosa onde duas pessoas foram baleadas em uma barbearia. As vítimas foram socorridas com vida e encaminhadas ao hospital.
Os crimes aconteceram na mesma região onde um vigia foi assassinado com mais de dez tiros dentro de uma escola.
Por Roberto Araújo
Com informações do Portal Cidade Verde