Por Luciano Barbosa
Dois picoenses foram aprovados no primeiro exame de Suficiência de 2012, que é a análise que mede os conhecimentos dos formados em Contabilidade. Os técnicos em contabilidade Sérgio de Moura Batista (Datapicos Assessoria Contábil) e Carlos Santos Lima (Esconpil) foram os aprovados nessa terceira edição. A informação foi publicada no Diário Oficial da União, Sessão 3, páginas 149 a 175, do dia 16 de maio último.
A aprovação no exame é obrigatória para obtenção ou restabelecimento do registro de contabilista. Ele é aplicado duas vezes por ano em todo o país nos meses de março e setembro. Para lograr aprovação os contabilistas devem obter 50% de acerto nas questões, que são objetivas e subjetivas. As questões envolvem temas diversos da área contábil (contabilidade geral, custos, gerencial, pública, auditoria, perícia, ética), e disciplinas como: português, matemática financeira, estatística.
O exame passou a ser obrigatório após a promulgação da Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010. O teste é regido pela Resolução nº 1.301/2010 e sua execução compete à Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). Assim como já ocorre com outras profissões, como Direito, por exemplo, agora todos os estudantes de Ciências Contábeis deverão se submeter ao Exame de Suficiência para avaliar o nível de conhecimento adquirido na área durante o período de estudo. As provas foram constituídas de duas modalidades específicas, uma aplicada aos Bacharéis em Ciências Contábeis e outra aplicada aos Técnicos em Contabilidade. Com a aprovação os contabilistas irão mudar a categoria de Técnico em Contabilidade para Contador.
Fotos: Luciano Barbosa