A Câmara dos Deputados vai homenagear as escolas piauienses que se destacaram no cenário nacional em sessão solene que será realizada nesta terça-feira (22). A solenidade vai contar com a presença do governador Wilson Martins, do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, além de secretários de educação do Estado e dos municípios.
Entre as escolas homenageadas no Piauí estão a escola pública municipal Teotônio Ferreira Brandão e a Unidade Escolar Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves; o Instituto Dom Barreto e a Escola Municipal Casa Meio Norte, de Teresina, além da Escola de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá, de Oeiras.
A homenagem é um reconhecimento e um estímulo aos alunos, professores e gestores da Educação no Estado, segundo o professor Antonio Cardoso do Amaral, de Cocal dos Alves, que viajou na tarde desta segunda-feira (21) para Brasília. Embarcaram com ele dez alunos das escolas Augustinho Brandão e Teotônio Ferreira Brandão, premiados nas Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas, com três medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze.
“Esse é um momento importante, sobretudo, para os estudantes. Esperamos que essa homenagem seja um incentivo para que outros alunos tenham o mesmo objetivo e brilhe em novas competições”, diz o professor.
Outro destaque da cidade, em 2011, foi o estudante Izael Francisco de Araújo, com o primeiro lugar no Soletrando, da Rede Globo, e também foi medalhista de bornze nas olimpíadas de 2009 e conquistou menção em 2011.
A escola em Tempo Integral Desembargador Pedro Sá, em Oeiras, foi a escola pública que mais aprovou nos vestibulares realizados no Estado. Foram 10 aprovações no Prouni, 25 aprovações no SiSU, 29 aprovações em faculdades particulares e 45 aprovados na Uespi.
A Escola Municipal Casa Meio Norte é modelo de educação pública. Ela atende crianças de 6 a 14 anos de famílias de baixa renda, promove trabalho social e estimula a produção literária e artística dos alunos.
O Instituto Dom Barreto e a Escola Popular Madre Maria Villac têm mérito pelo nível elevado de educação comprovado pelas boas notas do Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb).
Fonte: Governo do Piauí