Um movimento crescente nas redes sociais tem impulsionado a discussão no Congresso Nacional sobre propostas que alteram as regras das jornadas de trabalho.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1 é um dos assuntos mais comentados em redes sociais e vem gerando diversos tipos de debates.
O projeto, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), já alcançou o apoio necessário para começar a tramitar no Congresso. Já são 231 assinaturas dos 513 deputados.
Em entrevista ao jornal Picos Notícia da TV Picos, o advogado Giovani Madeira comentou sobre o “fim da escala 6x1 de trabalho” que reduz a jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais, em 4 dias por semana.
Segundo ele, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) tem como objetivo principal:
"Propor uma jornada de trabalho normal não possa ser superior a 8 horas diárias em no máximo 4 dias na semana e que a carga horária semanal não possa ser superior a 36 horas. Sendo assim, a proposta visa efetivar a jornada 4×3, ou seja, quatro dias de trabalho seguidos de três dias de descanso", informa.
Giovani Madeira explica que os debates devem ser intensos e duradouros, pois "deve passar por uma série de audiências públicas, onde sindicatos, associações e especialistas serão ouvidos para enriquecer o debate e fornecer subsídios para os congressistas decidirem", disse.
Assista a entrevista completa abaixo: