Um grupo de pesquisa do curso de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí desenvolveu o projeto de extensão “Comunica Morada” procura dar voz ao bairro Morada do Sol, a fim de atender as necessidades e mudar a imagem da localidade através da comunicação, da transformação e da ação.
O projeto é submetido e aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), responsável por estimular por meio da concessão de auxílio financeiro, o desenvolvimento de projetos de extensão por profissionais vinculados ao IES/ICT.
Por meio do jornalismo comunitário, o coordenador do projeto, professor Flávio Santana, e os alunos buscaram promover ações de transformação social, na qual buscam desconstruir barreiras e estigmas sobre o bairro Morada do Sol. Assim, o Comunica Morada promove produções sobre potencialidades do território, matérias sobre histórias de vidas e vídeos.
Segundo o coordenador, a ideia era utilizar um bairro estigmatizado e o Morada do Sol se encaixou para ser o local escolhido. As atividades em desenvolvimento vão de distribuição de panfletos até a produção de matérias. Além disso, o grupo está desenvolvendo um portal e canal no whatsapp, com mensagens, vídeos curtos e imagens para que a comunidade tenha acesso a informação.
O egresso do curso de jornalismo, Danilo Elieser, descreveu a ação como um projeto de extrema importância. “Ele nos faz entender que as formas de comunicação variam de acordo com localidades e classes sociais”.