Após enfrentar dificuldades no tempo normal e vencer por 1 a 0 com gol de Alan Kardec, o Santos derrotou o Vélez Sarsfield, da Argentina, por 4 a 2 nas cobranças de pênaltis, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, e se classificou para enfrentar o Corinthians na semifinal da competição continental.
O veterano Léo bateu a última cobrança que decretou a classificação do Santos. Canteros e Papa perderam os pênaltis para o Vélez. O primeiro chutou por cima, enquanto o segundo parou na defesa de Rafael.
Durante os 90 minutos, o Santos não conseguiu escapar da retranca do Vélez Sarsfield, e só abriu o marcador aos 33min do segundo tempo. Alan Kardec, que havia perdido um gol incrível três minutos antes, chutou cruzado para salvar a equipe santista e levar a decisão para os pênaltis.
Coube ao experiente Léo, 37 anos, definir a vaga santista à semifinal da Copa Libertadores. O veterano lateral-esquerdo, que entrou no segundo tempo, participou do tento de Alan Kardec na vitória no tempo normal diante do Vélez Sarsfield e ainda cobrou o último pênalti que selou o triunfo por 4 a 2. Ainda no gramado da Vila Belmiro, lamentou quem o critica pela idade e diz que trabalha bastante.
O Santos não conseguiu impor o mesmo ritmo de jogo que garantiu ao time 100% de aproveitamento na Vila Belmiro nesta temporada. O principal motivo foi a marcação eficiente dos argentinos, que atuaram com duas linhas de quatro e ainda apertavam a saída de bola dos santista.
A equipe santista ainda atuou com um jogador a mais durante todo o segundo tempo, já que o goleiro Baravero foi expulso aos 39 minutos do primeiro tempo ao derrubar Neymar, que não conseguiu escapar da marcação de Peruzzi e foi anulado novamente em campo.
Após o duelo contra o Vélez, o Santos volta a campo no próximo domingo, diante do Sport-PE, na Vila Belmiro, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
O Vélez entrou em campo atuando com duas linhas de quatro e apenas Martinez e Óbolo jogando na frente. Os dois atacantes ainda voltam para ajudar na marcação e apertavam a saída de bola do sistema defensivo do Santos, que eram obrigados a isolar a bola com chutões para o ataque.
Neymar mais uma vez foi anulado pelo jovem Peruzzi, que atuou improvisado na lateral direita e fazia quase uma marcação individual no craque santista. Além disso, o marcador de Neymar contava com a sobra de Sebá, que jogou do lado direito da zaga do Vélez.
Incomodado com a dificuldade de escapar da marcação, Neymar se movimentou bastante e chegou a atuar mais centralizado para evitar os duelos com Peruzzi. O jovem apresentava um posicionamento perfeito, reduzia os espaços e marcava sempre na bola. Apenas em uma jogada, Peruzzi acertou o pescoço do camisa 11 do Santos.
Com dificuldades, o Santos só finalizou com perigo após os 40 minutos do primeiro tempo. Isso porque, os santistas ficaram incendiados com a torcida, que vibrou bastante com a expulsão do goleiro Barovero aos 39 minutos. O camisa 1 derrubou Neymar na meia-lua da área e recebeu o cartão vermelho.
Montoya entrou na vaga de Obolo para substituir Barovero. Na cobrança da falta que causou a expulsão do goleiro, Elano chutou forte por cima do gol. Aos 46 minutos, o camisa 8 cobrou falta do lado direito do ataque, mas a bola voltou a subir demais.
Fernandez, sozinho em meio à marcação dos santistas, arriscou um chute do meio-campo e quase encobriu o goleiro Rafael, que conseguiu voltar ao gol e espalmar para escanteio. Além disso, o Vélez assustou em dois contra-ataques, e finalizou duas vezes do lado de fora da rede.
O Santos não conseguiu entrar na área do Vélez, e umas das poucas oportunidades, Alan Kardec perdeu um gol incrível. Em uma jogada semelhante a de Diego Souza no duelo entre Corinthians e Vasco, o atacante ficou livre, sem marcação, e chutou em cima do goleiro.
No entanto, aos 33 minutos, Alan Kardec se redimiu do gol perdido e bateu cruzando de dentro da área para abrir o marcador. O Santos não conseguiu fazer o segundo gol e o jogo foi decidido nas cobranças de pênalti.
Fonte: Uol Esportes