O Prefeito de Picos, Pablo Santos, juntamente com a secretária de Educação, Mary Dantas, participaram de reuniões no Ministério Público do Piauí e na Câmara de Vereadores, a fim de debaterem o novo projeto de reordenamento da rede pública de ensino. As reuniões aconteceram durante a manhã e tarde desta sexta-feira.
Em audiência, na manhã de hoje, com o promotor Antônio César Gonçalves Barbosa – da 3ª Promotoria –, e com a presença de representantes do Tribunal de Contas do Estado, a equipe da Secretaria Municipal de Educação explanou sobre o novo projeto de reordenamento das escolas e implementação da educação de tempo integral na rede de ensino.
Em seguida, toda a equipe se dirigiu à Câmara de Picos para apresentar o projeto aos vereadores, a fim de debater os pontos positivos que a proposta trará para a cidade.
Na ocasião, o consultor educacional Hans Mendes explanou sobre sua vistoria às escolas do município em que algumas apresentavam um número pequeno de alunos, onerando a receita com gastos de professores e distribuição de uma qualidade de ensino baixa, devido às classes multisseriadas (alunos de várias idades e séries em uma mesma turma).
Após a vistoria, o consultor explanou os pontos negativos da educação municipal e organizou um projeto de reestruturação para que haja um avanço na qualidade do ensino do município.
Uma das metas será a organização das escolas por núcleos, fazendo com que as escolas que permanecerão em funcionamento tenham mais alunos, todos em suas séries adequadas, para que obtenham rendimento escolar e tenham uma base de ensino solidificada.
Congruente a isso, haverá a implementação da educação integral em 85% das escolas este ano, em que serão desenvolvidas atividades complementares ao estudo dentro e fora das escolas, acarretando uma carga horária semanal de 35 horas (hoje são 20h).
Portanto, os alunos terão de dois a três dias de tempo integral, com as três refeições adequadas (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde).
A secretária de Educação, Mary Dantas, informou ainda que aqueles estudantes que precisarão ser realocados em outras escolas terão total assistência com transporte escolar de qualidade, motoristas capacitados, monitores que estarão também auxiliando no transporte das crianças, os quais também passarão por capacitação, especialmente no atendimento de estudantes com atipicidades.
Ela destacou também que serão providenciadas pessoas das comunidades para auxiliarem nesse transporte, a fim de que os pais se sintam os mais seguros possíveis quanto à segurança dos filhos de casa para a escola e vice-versa.
O prefeito Pablo Santos explicou saber que toda mudança gera críticas no início, mas afirmou acreditar na proposta de reordenação das escolas a fim de aumentar a qualidade do ensino e tornar o município uma das cidades do Piauí com o maior IDEB.
“Neste momento o que precisamos é de uma boa comunicação com a sociedade. Estaremos indo às comunidades apresentar nossa proposta e tenho plena confiança de que todo pai quer o melhor para seus filhos, quer a melhor educação, e se eles querem isso, eles vão aceitar e apoiar. Quando essa reestruturação for implementada e começar a mostrar seus frutos, os próprios pais serão os primeiros a se mostrarem satisfeitos. Quero uma nova era em Picos, uma que proporcione o melhor para essas crianças, que são o futuro da nossa cidade, e para que tenham, cada uma delas, o seu próprio futuro promissor”, declarou.
Assista a reportagem completa: