Matéria / Geral

Estética ocular pode garantir bem-estar e melhoramento do campo visual

Médica oftalmologista explica as funcionalidades estéticas desses procedimentos e ressalta a importância da segurança aos pacientes

26/03/2025 | Redação
Estética ocular pode garantir bem-estar e melhoramento do campo visual / Foto: Ascom

A busca por procedimentos estéticos tem crescido cada vez mais no mundo, inclusive no setor ocular. Segundo estudo da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), a blefaroplastia (cirurgia de pálpebras) foi um dos procedimentos mais realizados no Brasil no último ano, com mais de 216 mil cirurgias. Além disso, o lifting de supercílios (sobrancelhas) e aplicações de toxina botulínica também estão incluídos nas possibilidades para os procedimentos oculares. Para isso, é fundamental sempre realizar consultas com profissionais da área para que todo o processo aconteça de forma segura e com tecnologia de ponta.

Nesse sentido, as redes de hospitais oculares têm apostado em inovação, capacitação e ampla oferta de serviços aos pacientes de forma segura e humanizada. A médica oftalmologista, Dra. Vírginia Lúcia, do Vilar Hospital de Olhos, reforça que a blefaroplastia (superior, inferior; clássica ou estruturada) é muito procurada pela população. Ela explica, ainda, que no aspecto estético, geralmente os sinais que fazem as pessoas buscarem por esses procedimentos dizem respeito a incômodos como a sensação de peso nas pálpebras e que o olho está cansado. Além disso, “às vezes o paciente vai fazer a maquiagem e se incomoda dela não aparecer bem ou o delineado ficar borrado”, observa.

Importante mencionar que, em alguns casos, a necessidade da plástica ocular vai além da estética, por isso é fundamental uma avaliação criteriosa com o médico oftalmologista. “Pode acontecer, sim, da própria pálpebra ter tanta pele que dificulta a pessoa enxergar a parte superior do campo visual, ou seja, diminui o campo visual”, pontua. De modo geral, mesmo quando o paciente realiza pela estética, também se torna um procedimento funcional, “porque acaba melhorando a qualidade de visão”, ressalta a Dra. Virgínia.

Já quanto à recuperação após algum procedimento estético, a médica explica que não é dolorosa. “Geralmente, o paciente sente um pouco de desconforto, porque fica um pouco inchado e, em alguns casos, pode ficar levemente roxo. O desconforto maior acontece, principalmente, na primeira semana, mas é resolvido com compressas geladas. Às vezes, nos primeiros dias, pode ficar um pouco embaçada a visão. Mas, no geral, os pacientes não sentem um desconforto tão grande com a cirurgia”, ressalta.

Tecnologia de ponta e bem-estar do paciente

O diagnóstico preciso é fundamental na plástica ocular, pois é isso que determina o tratamento mais adequado para cada caso. O Vilar Hospital de Olhos dispõe de um setor especializado e tecnologicamente avançado para uma série de procedimentos nessa área, exemplo das cirurgias de pálpebras (blefaroplastia), correção de ptose (levantamento das pálpebras caídas para melhorar o campo visual e a estética), tratamento de traumas oculares (reconstrução da área ao redor dos olhos após lesões) e remoção de tumores palpebrais (eliminação de crescimentos anormais na região das pálpebras). Tudo isso com foco no bem-estar visual e qualidade dos atendimentos à sociedade.

Fonte: Ascom

Facebook