Com o apoio do Instituto Equatorial, o Projeto Conexão Quilombo realizou a primeira edição da capacitação em inclusão digital, beneficiando 60 jovens da Comunidade Sussuaruna, localizada na zona rural de Piripiri.
A formação gratuita aconteceu durante dois finais de semana.
A iniciativa promoveu oficinas práticas sobre redes sociais, produção e edição de vídeos, criação de currículos, comunicação digital, segurança online e vendas pela internet.
Durante a formação, o Conexão Quilombo também abordou o auxílio de Inteligência Artificial (IA), despertando nos participantes o interesse por novas possibilidades profissionais e educacionais.
“No projeto, os alunos participam de atividades voltadas para o uso do computador, internet, redes sociais, aplicativos úteis, edição e produção de vídeos, criação de currículos, comunicação digital e até noções básicas de segurança online e vendas online. Tudo isso pensado para facilitar o dia a dia e abrir portas para o futuro”, destaca Janaina Ali, coordenadora do Instituto Equatorial.
Mais do que uma capacitação técnica, o Conexão Quilombo tem como missão fortalecer a autoestima dos jovens, ampliar a cidadania digital e preservar o patrimônio imaterial da comunidade. O conteúdo produzido durante as oficinas será reunido em uma biblioteca digital comunitária, que poderá ser utilizada em ações culturais e educacionais futuras.
“Esperamos que essa experiência gere impacto real e duradouro na vida das pessoas, criando possibilidades onde antes havia barreiras. Em cada aula, os alunos vão desenvolver habilidades essenciais no mundo digital, mas com um olhar sempre voltado para o contexto da comunidade e suas necessidades reais”, conclui Janaína Ali.
Sobre o Instituto Equatorial
Criado em julho de 2024, o Instituto Equatorial é um importante legado do Grupo Equatorial, do qual a Equatorial Energia Piauí faz parte.
Com a missão de contribuir para a redução das desigualdades sociais nas regiões em que atua, o Instituto desenvolve soluções adaptadas às realidades locais, fortalecendo parcerias entre as comunidades e diversos setores da sociedade.
Com informações da Ícone Comunicação