Matéria / Esportes

Piauí dá largada para a maior edição dos Jogos Escolares com mais de 20 mil alunos

04/08/2025 | Redação
/

 

Foi dada a largada para o maior evento esportivo escolar do Piauí, os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs).

Na manhã desta segunda-feira (4), na arena Verdão, foi realizada a abertura do campeonato, que conta com 22 modalidades esportivas. Os vencedores irão competir em jogos de nível nacional.

A competição, que faz parte do programa SeducEsportiva, tem como objetivo fortalecer a prática esportiva nas escolas do estado, integrando os alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular.

Conforme a Secretária dos Esportes, Josiene Campelo, foram mais de 20 mil estudantes participantes, sendo considerada a maior edição do campeonato. 

"A maior adição do Jogo Escolar, nós tínhamos uma estimativa de 15 mil alunos atletas participando, mas nós tivemos ainda mais de 20 mil alunos atletas participando. 183 municípios se inscreveram, aderiram, mas 191 municípios participaram. Então, assim, passou todas as nossas expectativas do público, dos alunos, da atleta. Então, essa integração com a educação que tem dado muito certo, que a gente tem fazendo esse grande trabalho lá do nosso secretário Austin Bandeira. Nessa integração e oportunizando os municípios, descentralizando o esporte cada vez mais", pontuou a secretaria. 

Foto: Raíssa Morais/MeioNews

 

Passagens garantidas

Ao todo, dez polos regionais foram alcançados, em municípios como Floriano, Regeneração, Picos, Oeiras, Paulistana, Campo Maior, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Piripiri e Luís Correia. Além disso, o secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou que o governo do estado garantiu as passagens aéreas para os atletas que avançarem para as etapas nacionais. 

"A gente queria dizer para os esportistas de escola, educacionais, do nosso estado, os estudantes, atletas, que desenvolvem as modalidades, as habilidades dentro da escola, que quando se destacarem, chegarem realmente às competições de relevância regional ou nacional, solicitem o apoio, que o governo do estado dá. Nós vamos garantir as passagens para os vencedores, estamos aguardando a definição de quem serão os vencedores. Ao final dessa etapa, fase estadual, no dia 17, nós teremos a definição dos vencedores, e aí vamos adquirir o transporte aéreo, as passagens para cada um. Para Uberlândia, Brasília e São Paulo, onde vão ocorrer os Jogos nacionais e as Paralimpíadas Escolares", disse o secretário. 

Foto: Raíssa Morais/MeioNewsFoto: Raíssa Morais/MeioNews

 

Esporte como instrumento de inclusão

O secretário da Inclusão, Mauro Eduardo, destacou a importância do esporte como um instrumento de inclusão e reabilitação para pessoas com deficiência.

Segundo o Secretário, aproximadamente 140 pessoas com deficiência estão competindo em cinco modalidades nos jogos, e os resultados positivos já são visíveis. 

"Nós temos um aluno com autismo, por exemplo, lá da cidade de Monsenhor Gil, que foi campeão mundial de atletismo, isso mostra que essas competições servem também. Pra gente descobrir novos talentos, pra que a gente possa dar oportunidade pra essas pessoas mostrar pra sociedade que são capazes e que precisa apenas de uma oportunidade. Então, a determinação do nosso governador, Rafael, é de que a gente possa fazer esse trabalho em parceria entre as Secretarias de Estado e, assim, mostrar pra sociedade a importância do esporte paralímpico na vida das pessoas com deficiência", frisou Mauro Eduardo.

O campeonato é uma realização da Secretaria dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).

Foto: Raíssa Morais/MeioNewsFoto: Raíssa Morais/MeioNews

Facebook