Matéria / Cidades

Câmara de Vereadores de Picos inaugura espaço de acolhimento "de Mulher para Mulher" para fortalecer direitos das mulheres

23/08/2025 | Redação
/ (Fotos: Leandro Cruz)

 

Nesta sexta-feira, (22), a Câmara de Vereadores de Picos inaugurou o espaço de acolhimento “De Mulher para Mulher”, destinado a oferecer atendimento humanizado e orientação a mulheres vítimas de violência.

 

O espaço contará com profissionais capacitados, como advogadas e assistentes sociais, para prestar suporte inicial àquelas que buscam ajuda.

 

O projeto é resultado da iniciativa da Vereadora Creusa Nunes através da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher e aprovado por unanimidade por todos os demais Vereadores.

 

Segundo Creusa, a motivação da criação do espaço de acolhimento “De Mulher para Mulher” é:

"A motivação veio da necessidade de oferecer um atendimento digno e humano às mulheres que passam por situações de violência. Queríamos criar um ambiente seguro onde elas pudessem buscar orientação, apoio inicial e encaminhamentos essenciais. A iniciativa parte da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher, unindo esforços para ampliar a rede de proteção na nossa cidade. Somos pioneiros nesse projeto na região e vamos dar mais segurança à mulher para fazer as denúncias daquilo que ela está vivendo e sofrendo. Muitas mulheres não têm orientação para registrar suas denúncias; pensando nisso, criamos este espaço para encaminhá-las a profissionais especializados", disse.

  

O Presidente da Câmara, Vereador Rinaldinho, destaca a importância do momento e como o espaço vai funcionar no atendimento inicial às vítimas de violência: 

"Nossa mensagem é de compromisso com a proteção e o respeito às mulheres. Este espaço foi criado para oferecer um acolhimento inicial seguro e humanizado, com atendimento de advogada e assistente social, para quem se sente agredida e tem receio de denunciar. Queremos que cada mulher saiba que tem um lugar onde pode buscar orientação com dignidade. Aqui é um lugar seguro para buscar orientação, denunciar quando necessário e iniciar um caminho de proteção. A Câmara está ao lado das mulheres, trabalhando para que se sintam ouvidas, protegidas e empoderadas. A Câmara tem trabalhado para fortalecer a proteção às mulheres, mas este espaço representa um passo concreto com atendimento direto e imediato no próprio Legislativo, facilitando o acesso e fortalecendo a rede de apoio com uma abordagem centrada na dignidade e no acolhimento. Estamos atuando de forma integrada, assumindo responsabilidade institucional na proteção às mulheres. A aprovação e inauguração por meio da comissão reforçam o compromisso público com políticas de enfrentamento à violência. As pessoas podem procurar informações na Câmara de Vereadores. Também podem visitar o espaço de acolhimento para esclarecer dúvidas, agendar atendimentos e receber orientação inicial", afirma.

 

Presente na inauguração, a Vice-Prefeita de Picos, Xandú Neri, fala sobre o significado dessa iniciativa para a cidade de Picos:

"Essa iniciativa significa reconhecimento da realidade que muitas mulheres enfrentam e uma resposta prática para acolhê-las. Ao inaugurar o espaço, damos um sinal claro de que não iremos fechar os olhos para esse problema e que há um caminho seguro para buscar ajuda, orientação e encaminhamentos. O espaço se integra à rede de proteção existente, fortalecendo o vínculo entre assistência social, assessoria jurídica, serviços de saúde e outras políticas públicas voltadas às mulheres. É um ponto de acolhimento inicial, que encaminha para os demais serviços conforme a necessidade de cada caso. As mulheres que passam por situações de violência poderão buscar orientação e apoio sem medo. A comunidade também se beneficia ao ver que há uma rede integrada de proteção trabalhando em sintonia. Nossa mensagem é de apoio, respeito e esperança. Vocês não estão sozinhas. O espaço existe para ouvir, orientar e encaminhar para caminhos seguros. A nossa cidade está disposta a caminhar junto com vocês, com dignidade e proteção", pontua.

 

Também presente a inauguração, a Secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, reforçou a importância do fortalecimento da rede de proteção:

" É fundamental ampliar a rede de proteção às mulheres em todas as regiões. Este espaço representa uma atuação propositiva do governo estadual para acolher, orientar e encaminhar mulheres em situação de violência, fortalecendo a prevenção e o acesso a direitos. Picos ganha uma porta de entrada segura para serviços integrados. Esse espaço funciona como ponto de entrada da rede de proteção, conectando atendimento humanizado, apoio jurídico, atendimento social e encaminhamentos para serviços especializados. Isso está alinhado com as diretrizes estaduais de acolhimento, dignidade e proteção das vítimas, promovendo autonomia e empoderamento. Vamos oferecer acolhimento, apoio psicológico ou social quando necessário, orientação sobre direitos e caminhos legais, encaminhamentos para atendimento jurídico, serviço social e redes de proteção", garante.

 

De acordo com a Vereadora Dalva Mocó, esse espaço será referência e modelo para outras cidades:

"É um marco importante porque oferece um atendimento humanizado e uma porta de entrada segura para mulheres que sofrem violência. Esse espaço será referência e modelo para outras cidades. É um modelo que une acolhimento, confidencialidade, orientação sobre direitos e encaminhamentos para serviços de proteção. Aqui representa o compromisso da Câmara e da gestão municipal com a proteção, o cuidado e o empoderamento das mulheres, promovendo ações concretas de acolhimento e encaminhamentos necessários. Estamos aqui para lutar por vocês, com vocês", disse.

 

Segundo a Vereadora Valdivia Santos, o projeto da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher é fundamental para a manutenção desses direitos:

"A Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher é um órgão permanente dentro da Câmara Municipal, voltado exclusivamente para discutir, propor e fiscalizar políticas públicas que envolvam os direitos das mulheres. Nosso papel é dar visibilidade às reivindicações femininas, combater qualquer forma de violência ou discriminação e promover igualdade de oportunidades. A comissão nasce como uma resposta concreta a essas desigualdades. Precisamos de um espaço institucional que não só ouça, mas atue com firmeza em defesa das mulheres. Hoje aqui observamos um aumento significativo na participação feminina nos debates políticos locais. As mulheres estão se sentindo mais representadas e confiantes para denunciar abusos e buscar seus direitos", afirma.

 

A Vereadora Noêmia Marques também destaca a importância da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher:

"A Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher existe para garantir que todas tenham dignidade, respeito e oportunidades iguais. Juntas, somos mais fortes, e a transformação que queremos só será possível com união, coragem e participação ativa", conclui.

 

Uma sessão solene foi realizada para as entregas da Medalha do Mérito Legislativo “Vereador Gilson Nunes” e certificados de honra ao mérito a mulheres que se destacam na defesa de causas sociais, políticas e culturais no Piauí.

 

A cerimônia também contou com a presença de vereadores, autoridades municipais e estaduais, além de representantes de entidades ligadas à defesa dos direitos das mulheres. 

 

Na oportunidade, foram homenageadas as seguintes mulheres: 

1. Zenaide Batista Lustosa Neta – Lider Estadual da Secretaria da Mulher do Piauí;

2. Mariléia Carvalho Dantas – Ex-Delegada;

3. Karine Nunes Barros – Diretora da Penitenciária Feminina de Picos ;

4. Julieta Sampaio Neves Aires – Defensora Pública;

5. Maria José Alves do Nascimento (Nêga Mazé) – Coordenadora do UMP – União das Mulheres Piauienses

6. Roberta Maria de Deus Urtiga – Vice-Diretora da Faculdade R. Sá

7. Layla Zamylle da Silva Borges - Presidente da Comissão de Advogadas das Mulheres da OAB de Picos

8. Francineide Moura Bezerra - Presidente da Associação de Mulheres Advogadas do Centro Sul do Piauí - AMA

9. Ramira Maria Santos Torres do Nascimento - Gerente Regional de Educação de Picos

10. Francisca Maria Pereira do Nascimento - Presidente da Associação de Mulheres do Protagonismo de Picos - AMPI

11. Genyanna Leal Lima - Coordenadora da 9ª Regional de Saúde de Picos

12. Maria Teresa Guimarães Santos - Coordenadora do CEREST Regional de Picos

13. Teresa Cristina Leal Wenzel - Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Picos

14. Isabel Mariana Ferreira da Silva - Coordenadora da FEME - Feira de Mulheres Empreendedoras de Picos

15. Deyse Maria de Lima Araújo - Soldada da Policia Militar do Piauí atuando na patrulha Maria da Penha de Picos

Veja todas as fotos abaixo!

A criação do espaço representa mais um passo do Legislativo picoense na construção de políticas públicas de proteção às mulheres, reafirmando o compromisso da Casa com a promoção da igualdade de gênero e o enfrentamento à violência.

Todas as fotos abaixo:

 

 

 

 

 

Facebook