Atividade reuniu rodas de conversa, orientações e atendimentos gratuitos com foco na valorização e proteção das mulheres /
O Ônibus Lilás da Secretaria das Mulheres do Piauí esteve nesta terça-feira (9) em Picos realizando mais uma ação itinerante.
A atividade aconteceu na Praça Félix Pacheco, das 8h às 12h, com atendimentos gratuitos voltados à comunidade, em especial às mulheres.

A programação contou com roda de conversa sobre direitos das mulheres, distribuição de materiais informativos, atendimento psicossocial individualizado, assessoria jurídica, consultoria de beleza, orientações de saúde preventiva, entre outras ações.
Entre as atividades disponíveis estão assessoria jurídica, consultoria de beleza, aferição de pressão arterial e orientações de saúde preventiva, além de outros atendimentos que visam fortalecer a rede de apoio às mulheres.

O secretário municipal de Assistência Social Luzifrank Sousa, destacou o empenho da Secretaria Municipal de Trabalho Social em solicitar o serviço.
"A gente conseguiu trazer para Picos o Ônibus Lilás, que vem trazendo uma gama de serviços de saúde, jurídicos, orientações e informações. [A iniciativa foi] para mostrar que o trabalho de combate à violência doméstica, da nossa secretaria, e o de efetivação dos direitos da mulher em Picos, não estão limitados a apenas uma campanha específica ou apenas uma data alusiva”.

O Ônibus Lilás é uma das iniciativas de enfrentamento à violência contra a mulher no Piauí. O veículo leva informação, acolhimento e serviços essenciais às comunidades do estado.
A coordenadora da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Picos, Roseli Luz, reforçou a relevância da presença da ação no município.
“Receber o Ônibus Lilás aqui é de grande importância. A proteção e o cuidado com as mulheres devem ser diários. Agradecemos à Sempi por oportunizar que municípios distantes da capital recebam esses serviços, que muitas vezes não chegam a tempo. Só temos gratidão por esse evento maravilhoso”, afirmou.

Com a ação em Picos, a Sempi reafirma seu papel de levar cidadania, informação e acolhimento para mulheres em todas as regiões do Piauí.
A psicóloga Josélia Brito, representante da secretaria de estado das mulheres, ressaltou o objetivo do trabalho desenvolvido pelo Ônibus. “O objetivo é transpor muros. A gente precisa fortalecer a rede de atendimento. Então, a ideia é fazer esse percurso por meio do ônibus Lilás, que é uma conquista das marchas da Margaridas. A função do ônibus é prestar esse atendimento psicossocial”.

À nossa equipe, ela ainda enfatizou a importância de conscientizar as mulheres vítimas de violência sobre a rede de apoio disponível para acolhê-las. Assim como dialogar com o público masculino a respeito da temática.
“O Ônibus vem dizer à mulher que ela tem uma rede disponível a acolhê-la e a prestar todo o apoio necessário para que ela rompa o ciclo de violência. [...] E os homens precisam se juntar a essa pauta porque a gente vê que quem são os agressores é o companheiro, o namorado, etc. Então, a gente precisa discutir isso também”, declarou.

A militante do Movimento Feminino em Picos, Nega Mazé, reforçou a importância da mobilização coletiva para o enfrentamento da violência.
“Nós mulheres precisamos nos conscientizar de que a violência é real, ela não escolhe vítimas. É essencial denunciar e fortalecer a rede de proteção. Não aguentamos mais ver tantas mulheres sendo assassinadas e estampando as páginas policiais”, declarou.

A presidente da Associação das Mulheres Advogadas, Neide Bezerra, destacou a parceria com outros órgãos para ampliar o acesso à informação.
“Estamos trazendo assessoria jurídica em diversas áreas do Direito, como criminal, pensão alimentícia, aposentadoria e salário-maternidade. Muitas mulheres não têm acesso a essas informações, por isso realizamos essa prestação pública, para aproximar o conhecimento de quem mais precisa”, explicou.
A ação do Ônibus Lilás faz parte de iniciativas de enfrentamento à violência contra a mulher, levando informação, acolhimento e serviços essenciais às comunidades.
