No municipio de Jaicós, o chafariz tem sido a únicasaída para as famílias que sofrem com a estiagem. E ainda assim, são limitados, e não dá água o diainteiro. As pessoas têm de chegar cedo, paraconseguir encher suas garrafas e reservatóriosantes da ajuda acabar. Os chafarizes da cidade sófuncionam das 8:30 até as 11:00 da manhã. “E temdia que a água nem vem” disse dona Daiane,moradora da região.
O Açude Tiririca, que abastece a cidade, e que játeve 19,8 metros de profundidade, hoje não passade 1,5 metros. Sua água é levada para 3000 casasda cidade, que tem 18000 habitantes. O governoacena para a construção da barragem da MariaPreta, mas para o prefeito de Jaicós, FredericoOzanam Luz Barros, a solução seria uma adutorado poço Marruá para a cidade.
“Queremos que o governador reveja os planospara não fazer essa barragem agora, e sim umaadutora direto, como fez para Curral Novo,Caridade, Simões, e resolver a situação crítica daSede do Município. Mas se ele quer fazer a barragem, tudo bem, mas e aí, quando ela vai ser feita?” indagou oprefeito Frederico Ozanam Luz Barros.
{youtube}rHxIvBKOjfA{/youtube}
Clique aqui e assista o vídeo!
Meio Norte