/
O período de B-R-O-Bró, marcado pelo sol forte, altas temperaturas e tempo seco, levou o município de Picos a registrar, nesta terça-feira (23), a segunda maior temperatura do país: 38,9ºC.
Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A cidade mais quente do Brasil no dia também é piauiense: Oeiras, que atingiu a marca de 41,2°C.
Em terceiro lugar aparece Ibotirama (BA), com 38,8ºC, seguida de Corrente (PI), que marcou 38,4ºC.
Confira as cidades mais quentes do país nesta terça-feira (23):
Oeiras (PI): 41,2 °C
Picos (PI): 38,9 °C
Ibotirama (BA): 38,8 °C
Corrente (PI): 38,4 °C
O calor intenso preocupa não apenas pelo desconforto térmico, mas também pelos riscos à saúde da população.
Segundo especialistas, altas temperaturas associadas ao tempo seco favorecem quadros de desidratação, insolação, problemas respiratórios e agravamento de doenças crônicas, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
Diante desse cenário, órgãos de saúde recomendam reforçar a hidratação, evitar exposição direta ao sol nos horários de pico (entre 10h e 16h), utilizar roupas leves, protetor solar e buscar locais arejados ou climatizados sempre que possível.
O B-R-O-Bró é conhecido como o período mais quente do ano no Piauí, e os próximos dias devem seguir com temperaturas elevadas, exigindo cuidados redobrados da população.
Veja dicas para enfrentar o tempo seco:
- Beba bastante água. Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa;
-Se puder, tenha um umidificador de ar em casa. Você também pode colocar uma bacia com água no ambiente ou uma toalha umedecida para minimizar os efeitos do ar seco e poluído;
- Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico — pelo menos duas vezes ao dia;
- Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial;
- Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam;
- Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira;
- Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h;
- Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.
Com informações do Cidade Verde