/
Moradores de milhares de cidades tomaram um susto nessa madrugada. Um apagão atingiu o Brasil provocado por um incêndio em uma subestação no Paraná.
Ainda não há uma causa exata para como o fogo iniciou. Porém, ele provocou um efeito dominó que derrubou a energia do país.
Em alguns locais rapidamente, retornando em menos de cinco minutos. Em outros, essa falta de luz demorou até 2h30.
O caso começou às 0h32, quando um incêndio ocorreu em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná. Toda a situação gerou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
A subestação, segundo a ONS, possui 500 kV. Como teve a transmissão interrompida, isso gerou uma abertura na conexão de energia entre as regiões, que transportam energias uma para a outra.
O operador cita que a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste no momento. Com a queda, houve uma perda de aproximadamente 1.600 MW de carga.
Em outras regiões, o esquema regional de alívio de carga entrou em ação. Ele é automático e aciona provocando desligamento no sistema quando há um problema no deslocamento de energia. No Nordeste a interrupção foi da ordem de 1.900 MW, no Norte, de 1.600 MW e no Sudeste, de 4.800 MW.
O ONS afirma que, logo identificada a situação, iniciou uma ação para restabelecer a energia.
"O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30min todas as cargas das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro - Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30min após a ocorrência", diz o texto.
Uma reunião será realizada nesta terça-feira (14) para debater a ocorrência e trazer possíveis soluções para que o problema não aconteça de novo.
Com informações da CBN Brasil