Matéria / Cidades

Grupo de Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer participa da Caminhada da Acessibilidade realizada em Picos

03/12/2025 | Edivan Araujo
/ Foto: Reprodução

 

O Grupo de Fibromialgia Lúpus é Alzheimer (GFIBROL)  de Picos que conta hoje com cerca de 222 pessoas marcou presença na Caminhada da Acessibilidade, realizada na manhã desta quarta-feira (3) de dezembro, reunindo representantes de instituições, movimentos sociais e a população em geral.

 

O evento teve como objetivo reforçar a importância da inclusão, do respeito às diferenças e da garantia de direitos para pessoas com deficiência e condições que impactam a qualidade de vida.

Durante a caminhada, integrantes do grupo destacaram a relevância de ações que deem visibilidade à fibromialgia — condição caracterizada por dores crônicas e fadiga — e reforçaram a necessidade de políticas públicas que assegurem acompanhamento especializado e melhorias na rede de atenção à saúde.

 

A caminhada foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE) em parceria com secretarias municipais, ONGs e outras entidades.

Para o Grupo de Fibromialgia, participar da caminhada representa um passo importante no fortalecimento da causa e na busca por mais compreensão e acolhimento da sociedade.

Segundo informou a professora Maria Antônia da Silva, que faz parte do grupo, a ideia surgiu através da professora Francisca Dark, além de Eliseuma, Elisângela, Elizete a vereadora Dalva Mocó,Salete e Ivone.

 

A fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por dor muscular difusa e generalizada, fadiga, distúrbios do sono e, frequentemente, alterações de humor, como ansiedade e depressão.

Ela é causada por uma alteração no sistema nervoso central, que faz com que o cérebro interprete estímulos normais de forma dolorosa e intensificada.  

 

Sintomas

Dor crônica: Dor generalizada que afeta músculos e tendões, muitas vezes descrita como uma dor constante e difusa. 

Fadiga: Cansaço persistente, que não melhora com o repouso. 

Distúrbios do sono: Dificuldade para dormir, sono não reparador. 

Problemas cognitivos: Alterações de memória e concentração (às vezes chamado de "névoa cerebral"). 

Sintomas psiquiátricos: Ansiedade e depressão são comuns. 

Outros sintomas: Dores de cabeça, formigamento, tontura e alterações intestinais. 

 

Facebook