Matéria / Geral

Em palestra na Alepi, economista diz que Piauí deve investir nas pessoas

15/06/2012 |
/

Para o Piauí alcançar o seu desenvolvimento terá que esquecer as grandes obras e concentrar os seus investimentos na pessoa humana, porque somente o cidadão consciente de seus objetivos e necessidades é capaz de promover as transformações que precisa para melhorar a sua vida e a da comunidade em que vive. É o que pensa o economista piauiense Sabino Porto Júnior, que proferiu palestra sobre o desenvolvimento do Estado na manhã desta quinta-feira (14/06) no Plenarinho da Assembleia Legislativa.


Para Sabino Porto, que é piauiense, doutor em economia e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, as estatísticas oficiais mostram que, na última década, apesar de ter melhorado o nível de renda do seu povo, o Piauí regridiu em fatores essenciais como a educação e as condições básicas de vida como saneamento, por exemplo.


Ele disse que a visível falta de investimentos não é o principal motivo para que o Estado não tenha evoluído de maneira satisfatória neste período; e sim a falta de uma política clara de desenvolvimento que privilegie um modelo que leve em conta as potencialidades locais, que são únicas, como, por exemplo, o turismo.

 

O seminário do qual Sabino Porto foi a principal estrela foi promovido pela Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Piauí, professor Raimundo Nonato Monteiro de Santana, órgão da Assembleia Legislativa fundado por sugestão do deputado Firmino Filho e presidido por ele.


Participaram do evento técnicos, intelectuais, líderes classistas ligados à economia, professores e estudantes universitários, além de muitas lideranças comunitárias que tiveram a oportunidade de interagir com o palestrante fazendo perguntas voltadas para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde estão inseridas.


Sabino Porto elogiou a iniciativa do deputado Firmino Filho de criar a frente parlamentar para discutir os problemas do Estado e agradeceu a oportunidade de falar aos seus conterrâneos sobre o seu objeto de estudos e sobre as teses desenvolvimentistas que defende.


Já Firmino Filho considerou muito proveitoso o encontro. “Foi uma raro momento de satisfação onde pudemos ouvir as opiniões de um piauiense que tem também uma visão acadêmica, com olhar de fora sobre a nossa realidade e que contribuiu com os seus estudos para pensarmos melhor sobre que modelo deveremos adotar na nossa busca incessante para melhorar a vida dos nossos conterrâneos”. Definiu o parlamentar tucano.

 

Fonte: cidade verde

Facebook