/
Um foragido da Justiça do Piauí, identificado como Samuel Marcos de Sousa Leal, "O Gordinho", foi preso no estado do Rio de Janeiro.
Ele é apontado como um dos líderes da facção criminosa Bonde dos 40 e teria envolvimento em pelo menos 19 mortes, sendo que seis tratam-se de duplos homicídios.
De acordo com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, o indivíduo havia sido preso em novembro de 2014, durante a Operação Rivales, a qual fazia alusão à rivalidade entre facções criminosas que disputavam o domínio do tráfico em Teresina.
Em dezembro de 2018, ele conseguiu fugir por um túnel da Penitenciária José Ribamar Leite, na capital, com outros 23 detentos.
O criminoso foi localizado, na última segunda-feira (05), na Rua General Roca, na Tijuca, no Rio de Janeiro, após monitoramento da AIB 6.
No local, ele se passava por vendedor de pipocas e apresentava documento falso.
Contra Samuel, ainda havia mandado de prisão em aberto por homicídio. O homem foi conduzido à 18ª DP para medidas cabíveis.
Investigação e prisão de Samuel
Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quinta-feira (8), o delegado Yan Brayner, diretor de Inteligência da PC-PI, explicou que uma tentativa de arquivamento de um processo criminal sob a alegação de que Samuel estaria morto. “Isso chamou nossa atenção porque não foi apresentada certidão de óbito, documento essencial nesses casos. A partir daí, intensificamos o monitoramento”, explicou.
Ainda conforme a autoridade policial, o acompanhamento revelou uma rotina quase diária do suspeito em uma região da Tijuca, sempre em horário comercial. “Verificamos que ele frequentava constantemente aquela área. Compartilhamos essas informações com a Polícia Civil e a Polícia Militar do Rio de Janeiro, e a PM conseguiu efetuar a prisão”, afirmou.
No momento da abordagem, na última segunda-feira (5), Samuel tentou enganar os agentes apresentando um documento falso.
“Ele cometeu o crime de falsa identidade, mas os policiais já sabiam de quem se tratava e confirmaram a falsidade do documento junto à polícia do Rio”, relatou o delegado.
Brayner informou que Samuel possuía registros criminais no Rio de Janeiro, mas ressaltou que apesar de tentar levar uma vida aparentemente comum, é considerado extremamente perigoso.
“Ele se passava por vendedor de pipoca, mas é um indivíduo de extrema periculosidade, envolvido com organização criminosa, inclusive com vínculo a facção sediada no estado do Rio de Janeiro”, disse.
Após a prisão do fugitivo, o Judiciário do Piauí foi comunicado e Samuel deverá ser citado em processos em andamento, incluindo uma audiência de instrução e julgamento marcada para fevereiro. Há expectativa de que ele seja recambiado para o Piauí e que novos mandados de prisão preventiva sejam expedidos.
Por fim, o delegado Yan Brayner enfatizou a importância do trabalho de inteligência. “Nós monitoramos indivíduos que cometem crimes de forma reiterada. Esse trabalho silencioso e contínuo tem contribuído diretamente para a redução dos índices de criminalidade no Piauí”, ressaltou.
Fonte: Portal A10+ e Cidade Verde