Matéria / Polícia

Após 17 anos, acusado de matar homem por dívida vai a júri no Piauí

18/01/2026 | Redação
Após 17 anos, acusado de matar homem por dívida vai a júri no Piauí / Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

O juiz Ivanildo Ferreira dos Santos, da Vara Única de Avelino Lopes, decidiu pronunciar, para ser julgado pelo Tribunal Popular do Júri, Alex Alves Lopes pelo crime de homicídio qualificado contra Fredson Francisco dos Santos, supostamente motivado por uma dívida. A decisão é do dia 9 de janeiro, ou seja, 17 anos após o crime.

Segundo denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu no dia 20 de agosto de 2008. A discussão iniciou em um bar por uma dívida em dinheiro.

“A discussão foi interrompida inicialmente pela intervenção de policiais, mas, momentos depois, Alex retornou armado com um revólver e foi até a residência de Fredson. Ao perceber a ameaça, Fredson se trancou no banheiro, mas Alex, subindo no muro da casa, apontou a arma e disparou, atingindo Fredson no peito, o que resultou em sua morte. O disparo foi identificado como proveniente de um revólver calibre .38, e a ogiva foi encontrada na residência da vítima”, informou o MP na denúncia.

O acusado chegou a ser preso em 2013 em São Paulo, mas foi solto e aguarda o julgamento em liberdade. Posteriormente, foi realizada audiência de instrução e julgamento, na qual foram colhidos depoimentos de testemunhas que afirmaram ter visto o acusado entrando na residência da vítima.

Diante disso, o juiz decidiu que o caso deve ser levado a julgamento pelo Tribunal do Júri.

“Assim, havendo prova da materialidade do fato e indícios suficientes de autoria, como há no presente caso, faz-se necessária a remessa do processo ao Tribunal Popular através da pronúncia, como expressão mais pura da aplicação da nossa Constituição. Caberá aos cidadãos da Comarca de Avelino Lopes, destarte, o julgamento deste crime, uma vez que, em sede de sumário de culpa, entendo presentes os requisitos para pronunciá-lo”, afirmou o juiz Ivanildo Ferreira.

Agora será marcada a data do julgamento.

Fonte: Cidadeverde

Facebook