No primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil em Picos foram vacinadas 3.111 crianças, o que corresponde a 57% da meta preconizada pelo o Ministério da saúde.
"No dia D, aqui em Picos, vacinamos mais de 50% da nossa meta. No total precisamos vacinar 5.486 crianças. As doses da vacina estão disponíveis em todos os Postos de Saúde do município. É importante que todos compareçam a vacinação," afirmou Conceição Portela, Coordenado de Imunização da SMS.
Neste ano, a campanha acontecerá em etapa única. A partir de agosto, além das gotinhas disponibilizadas nas campanhas anuais de vacinação, as crianças que estão começando o esquema vacinal, ou seja, nunca foram vacinadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose, aos dois meses. A segunda dose será aos quatro meses, com a vacina inativada poliomielite, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e um reforço (aos 15 meses) continuam com a vacina oral.
A campanha segue até o dia 06 de julho. E no período de 18 a 23 de junho a vacina estará disponível nos postos de saúde na zona rural do município.
Antes, a criança tomava duas gotinhas aos dois meses, aos quatro meses, aos seis meses e aos 15 meses de idade, além das doses durante as campanhas nacionais de vacinação.
A introdução da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), com vírus inativado, vem ocorrendo em países que já eliminaram a doença. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), no entanto, recomenda que os países das Américas continuem utilizando a vacina oral, com vírus atenuado, até a erradicação mundial da poliomielite, o que garante uma proteção de grupo.
Fonte: Secom