/
A meta é reduzir o alto índice de colesterol elevado dos habitantes de Alagoinha do Piauí.
|
Sec. Mun. Saúde Hortalina falando para as pessoas |
A Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinha do Piauí (município a 386 km da capital) está realizando o acompanhamento nutricional dos habitantes do município. A titular da pasta Hortalina Bezerra destacou equipes para fazer o diagnóstico da situação nutricional das famílias em todas as comunidades.
Segundo Hortalina Bezerra, o Agente Comunitário de Saúde de cada comunidade faz a mobilização das famílias e a nutricionista marca um dia a cada três meses para fazer a pesagem e a medição das pessoas para saber se o índice de massa corporal está de acordo como manda os padrões de saúde.
A secretária se mostrou preocupada com a comunidade de Serra Azul, localizada a 30 quilômetros da sede, onde grande maioria dos habitantes, formada por agricultores, está com o colesterol elevado e muitos já desenvolveram o diabetes. “Temos que começar a mudar esta triste realidade de nosso município”. Disse Hortalina Bezerra.
De acordo com a nutricionista Fabiolene Sá, as famílias participam de capacitações sobre como manter uma alimentação saudável e durante as reuniões cada família recebe um cardápio de como sair do sedentarismo.
|
Secretária acompanha atendimento |
“Nas palestras são incentivadas a prática de exercícios físicos e mudanças nos hábitos alimentares que prejudicam a saúde; e cada pessoa sai informada de quantos quilos deve perder para ficar em forma.” Destacou a nutricionista.
Após três meses, a nutricionista volta novamente à comunidade para que todas as pessoas sejam medidas e pesadas para saber se a perda de peso foi atingida. Caso o problema persista a família passa por novas orientações.
Fonte: DCAPI