Por: Daniela Meneses
O governo anunciou a inclusão da vacina injetável a Pentavalente (que imune a difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B) no calendário a partir do segundo semestre deste ano, que irá substituir a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b).
O Ministério da Saúde estará disponibilizando a partir de 20 de agosto a multivacinação, que complementa as vacinas para crianças. Há cerca de três meses a distribuição da tetravalnete foi reduzida, para dar início à substituição.
A secretaria de Saúde de Picos já está sendo preparada para utilizar a nova vacina. A coordenadora de imunização de Picos, Conceição Portela, reuniu na manhã de ontem (10), toda equipe de imunização com o objetivo de capacitá-los e informar a importância da vacina, dos efeitos adversos, efeitos colaterais, a faixa etária das crianças que irão receber a dose.
“Essa reunião foi importante para quando a vacina chegar, a gente comece a colocar em prática sua utilização, mas não haverá campanha, são vacinas que vão ser introduzidas na rotina” completou a coordenadora de imunização Conceição Portela.
Riachaonet