Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Rio de Janeiro
Com apenas um ponto conquistado nos últimos três jogos, o Flamengo sabe que uma vitória sobre o São Paulo, neste domingo, às 16h, no Morumbi, é praticamente uma obrigação. Além de uma recuperação no Campeonato Brasileiro após um início irregular, o rubro-negro busca evitar a pior sequência de resultados do time no ano e tenta espantar uma pressão inicial sobre o técnico Dorival Júnior, que faz apenas seu segundo jogo no comando da equipe - empatou o primeiro por 0 a 0.
Em 40 partidas nesta temporada, entre amistosos e competições oficiais, o time da Gávea ainda não conseguiu uma sequência regular. No entanto, a ameaça de completar um jejum de quatro jogos sem vitórias pode confirmar a pior fase do Flamengo desde o início de 2011.
Situação semelhante só foi verificada entre o final do Campeonato Estadual e o início do Brasileiro. Após perder para o Vasco por 3 a 2 e dar adeus ao Carioca, o time ficou mais três jogos sem vencer, acumulando apenas empates contra Sport, Internacional e Ponte Preta. Um amistoso no Piauí contra a seleção local, vencido por 2 a 0, no intervalo destas partidas, evitou números ainda piores.
Uma das peças mais importantes do elenco, o meia Renato Abreu, que também não vive bom momento, assegura que a falta de vitórias é uma coisa passageira. Segundo ele, o Flamengo tem um excelente elenco e a torcida pode ficar tranquila que os resultados voltarão a aparecer.
"Esse elenco é muito bom mesmo. Passamos por alguns problemas, mas agora estamos tranquilos. Ainda vamos crescer muito e evoluir. Essa falta de vitórias é uma coisa que acontece. Quando conseguirmos o primeiro bom resultado, tudo isso passa. Estamos no caminho certo e falta agora apenas uma sequência", minimizou o camisa 11, ao comentar o jejum.
A falta de vitórias do Flamengo é prontamente refletida dentro e fora de campo. Após dias tumultuados nos bastidores, o clube trocou seu técnico, trazendo Dorival Júnior para comandar o time. O novo treinador terá a missão de encerrar o jejum, evitar novos problemas e tirar o time da décima colocação na tabela do Campeonato Brasileiro.