Os “Efeitos das Drogas em um ser humano” é o tema das palestras que estão sendo proferidas nos colégios do município de Alagoinha do Piauí pela enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF), Edilce Leão.
“Os entorpecentes são um problema grave que tem atingido o mundo inteiro e temos que trabalhar a parte preventiva para evitar que nossos jovens caiam neste mundo sem volta.” Disse a enfermeira.
As palestras abordam os tipos de entorpecentes lícitos e ilícitos e suas conseqüências para o organismo humano e também para a sociedade. “Neste primeiro momento os pais de alunos estão sendo o foco das palestras em seguida será a vez dos estudantes da rede municipal de educação receber as informações sobre os efeitos dos entorpecentes.” Informou a Secretária de Saúde Hortalina Bezerra.
A Unidade Escolar Joaquim José da Silva, na comunidade São João, recebeu no final de semana a secretária de saúde Hortalina Bezerra e sua equipe de técnicos. Adolescentes e pais de estudantes participaram e aprovaram a iniciativa da secretária. “É importante porque a gente recebe as informações do problema que é a droga e de como evitar que nossos filhos sejam vítimas desse mal.” Disse dona Edileusa Sá, uma das participantes da palestra.
Durante as palestras os habitantes de comunidades rurais que ainda não conhecem o poder destrutivo das drogas ficam sabendo que os entorpecentes além de mudar a expectativa de vida do usuário, destroem famílias e influenciam diretamente na sociedade, especialmente aumentando a criminalidade.
“A onda de violência que vivemos hoje no Brasil é gerada especialmente pelo consumo de drogas, os jovens estão entrando na criminalidade para alimentar o vício.” Alerta Edilce Leão.
Fonte: DCAPI