Matéria / Cidades

Professores e estudantes das universidades realizam manifestação de protesto em Picos

16/08/2012 |
/
Alunos e professores das universidades protestam nas ruas de Picos

Alunos e professores das universidades protestam nas ruas de Picos

Vestidos de preto, com nariz de palhaço e portando faixas e cartazes, professores, técnicos administrativos e estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e do Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI), promoveram na manhã desta quinta-feira, 16, uma manifestação de protesto pelas principais ruas e avenidas de Picos.

A partir das 7 horas da manhã os manifestantes se concentraram nas proximidades da passarela, localizada na avenida Senador Helvídio Nunes de Barros e em seguida partiram em caminhada pelas principais ruas da cidade gritando palavras de ordem e explicando para a sociedade os motivos da greve nas universidades federais continuar.

Após percorrer várias ruas e avenidas centrais da cidade, a manifestação foi encerrada na praça Félix Pacheco com o enterro simbólico dos “Carrascos da Educação”, representados pelo reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior; ministro e ex-ministro da Educação, Aloizio Mercadante e Fernando Haddad, respectivamente; a ministra do Planejamento, Miriam Belchior e pela presidente da República Dilma Rousseff.

Motivo do protesto

A professora da UFPI Campi de Picos Patrícia Vieira, do comando de greve, explicou ser o motivo da manifestação de hoje esclarecer à sociedade que as informações repassadas pelo governo não são verdadeiras e, ao mesmo tempo conscientizar a população da necessidade de se melhorar a educação.

“Nós professores das universidades federais precisamos de uma carreira decente. Não é só salário que faz professor e sim carreira, por isso nós viemos até a sociedade civil de Picos informar a continuidade da greve e os motivos pelos quais ela ainda não foi encerrada”, adiantou.

Com informações do GP1

Facebook