As questões que envolvem os gêneros e suas preferências ainda rendem discussões e polêmicas. E a essa seara aparece uma nova definição: os assexuados.
É assim que 1% da população se define, segundo pesquisa canadense. Tais pessoas afirmam que não sentem atração sexual de nenhum tipo. Os dados foram publicados no jornal Daily Mail.
O estudo foi realizado pela Universidade Brock, em Ontario, no Canadá, e, segundo dados, estima-se que cerca de 70 milhões de pessoas no mundo se encaixem no perfil.
Os resultados são baseados em levantamento feito com 10 mil pessoas na Inglaterra em 1994 e são tema de um livro sobre o assunto, Understanding Sexuality (Entendendo a Sexualidade), que está sendo editado e deve ser publicado em setembro.
O professor Anthony Bogaert, um dos autores da pesquisa, acredita que os assexuados sempre existiram, e que agora estão se assumindo devido a maior liberdade de opinião. Outra conclusão do especialista é a de que a extrema sexualização na cultura ocidental leva algumas pessoas à opção de assexuadas.
O perfil do assexuado exclui atração sexual e, portanto, relações sexuais. Mas, no entanto, alguns querem estabelecer vínculos afetivos e inclusive ter filhos. Para isso, recorrem a técnicas de fertilização para evitar o contato sexual.
Fonte: Ponto a Ponto Ideias