Durante a semana, Abel Braga avisou que o Fluminense não iria jogar o clássico contra o Vasco para empatar. O treinador contou com o poder de decisão de Thiago Neves para evitar a igualdade e vencer o jogo por 2 a 1 nos minutos finais. O camisa 10 brilhou com gol de voleio e outro de falta e colocou o Fluminense muito perto do líder Atlético-MG. Gum marcou, contra, o gol do Vasco na partida deste sábado.
O Fluminense chega aos 42 pontos e volta todas as atenções para o jogo do líder neste domingo, às 18h30. O Atlético-MG tem clássico contra o Cruzeiro. Na tabela, o time de Ronaldinho Gaúcho ainda lidera pelo critério de vitórias conquistadas – 13 contra 12. O Vasco perde contato com os líderes, fica com 35 pontos e se complica após o quarto jogo sem triunfar no Brasileiro.
Equilibrado, o clássico começou com muita briga pela posse de bola no meio-campo. O Vasco, organizado por Juninho Pernambucano, conseguiu se dar melhor nos primeiros minutos e teve maior presença no setor ofensivo. Apesar do domínio, foram poucas as chances do time cruzmaltino de assustar Diego Cavalieri. A primeira tentativa do Fluminense, por sua vez, foi muito mais clara.
Aos 18min, Carlinhos cruzou na medida para Fred cabecear para as redes de Fernando Prass. O árbitro Marcelo de Lima Henriqueviu falta do camisa 9 no lance em cima de Douglas e invalidou o décimo tento do atacante no Brasileiro.
O gol anulado deixou o Vasco mais atento à defesa e comedido no ataque. O trio ofensivo formado por William Barbio, Carlos Alberto e Alecsandro era discreto. O camisa 44 tentava jogadas pela direita, mas abusava dos erros e era perseguido pelas vaias da torcida vascaína. Em um de seus lances frustrados, ele recebeu cartão amarelo por reclamar do bandeirinha.
A segunda etapa começou mais veloz e com as duas equipes em busca do ataque. Aos 3min, Alecsandro teve grande chance após confusão na pequena área do Fluminense. O atacante do Vasco, de calcanhar, finalizou. O lateral Bruno salvou o time tricolor após dar um carrinho.
A equipe de Abel Braga reagiu com jogadas em velocidade. Wagner e Thiago Neves foram os responsáveis pelas tentativas, neutralizadas pela defesa vascaína. A movimentação do início do segundo tempo diminuiu a partir dos 15min. No Vasco, Cristóvão Borges resolveu mudar – Carlos Alberto deu vaga para Tenorio, e Fellipe Bastos entrou no lugar de Barbio.
Do lado do Fluminense, Rafael Sobis recebeu chance e substituiu Wellington Nem, que voltava de lesão muscular. As mudanças tornaram o jogo muito mais emocionante. Aos 26min, Thiago Neves marcou lindo gol para o Fluminense após acertar voleio. Na saída de bola, o Vasco se reorganizou e conseguiu o empate com ajuda do zagueiro Gum, que tocou contra as próprias redes.
O jogo seguiu muito veloz, com chances perdidas por Fred e Tenorio. Aos 41min, Thiago Neves voltou a aparecer para decidir. Na cobrança de falta sofrida por Sobis, o camisa 10 chutou por fora da barreira e acertou o cantinho direito de Fernando Prass para garantir a vitória do Fluminense no clássico.