A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) adota, neste ano, o sistema Enem/Sisu para ingresso de novos estudantes na Instituição. Com a extinção do tradicional vestibular, o ConselhoUniversitário, no mês de junho, decidiu que 100% das vagas da universidade passariam a ser integradas ao Exame Nacional do Ensino Médio. Na última semana, o reitor Carlos Alberto viajou a Brasília (DF) para uma reunião com representantes do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.
O encontro serviu para definir o calendário e os procedimentos a serem adotados pela Uespi após a aprovação da modalidade de ingresso. Até setembro, o Conselho deve aprovar o edital com o número de vagas, cursos e centros oferecidos para os candidatos. A etapa é uma das exigências do Ministério da Educação (MEC) para as instituições que aderiram ao sistema do Governo Federal. "O pedido de formalização foi executado e estamos seguindo dentro do prazo os procedimentos", explicou o reitor Carlos Alberto.
Segundo ele, as etapas do Ministério envolvem a adesão ao sistema, abertura do edital com número de vagas, análise do MEC e publicação nacional. A Universidadedeve oferecer neste ano o mesmo número de vagas do extinto vestibular. No ano passado, foram ofertadas 4.230. "No mínimo, o número deve permanecer o mesmo", garantiu o reitor.
Outro tema de discussão deste novo sistema são os recursos destinados do MEC à Uespi após a adesão do Enem/SiSU. De acordo com Carlos Alberto, o edital com os projetosestudantis para a aplicação dos recursos deve
ser lançado em maio de 2013. Os valores, entretanto, não foram divulgados pelo reitor. A portaria que define os valores repassados está descrita no Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (Pnaest).
A alocação de recursos, de acordo com o programa, será proporcional ao número de vagas ofertadas pela instituição. Universidades com um número acima de mil vagas ofertadas receberão até R$ 1,5 milhão. No caso das instituições que ofertarem acima de 80% do total de vagas anuais, assim como a Uespi, receberão bonificação de até 50% sobre o valor a ser repassado.
Além da Uespi, Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e Instituto Federal (Ifpi) realizam seus vestibulares através do Sisu. Embora a reitoria defenda que o sistema "democratize o acesso ao ensino", parte dos professores e estudantes são contra o formato. O grupo rebate que as provas do Exame não atendem à regionalização dos conteúdos e assistência estudantil.
Neste ano, pelo menos 80 universidades públicas de todo o país aderiram ao Exame Nacional do Ensino Médio como forma deseleção dos novos alunos. No total, foram mais de 6,4 milhões de candidatos inscritos no país, sendo 140.837 mil somente no Piauí. As aplicações das provas vão ocorrer nos dias 3 e 4 de novembro.
Portal O Dia