Matéria / Geral

Alunos e professores em protesto ocupam prédio da reitoria da Uespi

27/08/2012 |
/

Professores e estudantes da UESPI realizaram na manhã desta segunda-feira (27/08), uma Assembleia Geral para debater o movimento grevista que já entra na terceira semana.

Decidiram então ocupar de forma pacífica a reitoria da Universidade como ato simbólico de pressão política para a negociação,seja ela com o reitor ou com o governador Wilson Martins.

A ocupação conta também com a participação de estudantes e professores dos campi de Teresina (Torquato Neto, Clóvis Moura e Facime), Parnaíba, Campo Maior, Piripiri e Floriano. Os campi de Oeiras e Picos também estão em greve.

Durante a Assembléia Geral dos Estudantes foram exigidos: Autonomia Financeira ,que visa a devinculação imediata da conta da UESPI com a conta única do estado e a destinação de 5% do orçamento líquido do estado para a UESPI; Assistência Estudantil , que visa o início imediatamente a construção do restaurante universitário do Campus Torquato Neto e construção de RU’s em todos os outros campi da UESPI; quem sejam 100% públicos e com taxa mínima ;

Além da ampliação da estrutura física das bibliotecas de todos os campi e a ampliação do acervo bibliográfico; Reavaliação da decisão de adesão da instituição ao Novo ENEM e que se abra uma discussão ampliada com a comunidade acadêmica sobre o tema; e ainda a melhoria nos laboratórios e salas de aulas .

Já os professores reivindicam a anulação da decisão constante no Memo. Circular PREG Nº 029/2012, relativo à ameaças a professores substitutos que ora participam da greve dos docentes;

Explicitação do posicionamento da administração superior frente à contraproposta de reajuste salarial apresentada pela ADCESP (37% retroativo a maio);

“O governo tem negligenciado esse movimento , não tem atendido com seriedade as propostas feitas pelos professores e alunos na campanha #SOSUESPI” ,disse o professor Daniel Solón.

 

180Graus

Facebook